Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Homens que participam nas tarefas domésticas criam filhos mais felizes

Homens que participam nas tarefas domésticas criam filhos mais felizes

Relatório analisou dados de 700 estudos a nível mundial e conclui que a educação a dois de forma equitativa beneficia toda a família

Pinterest Google+

Os filhos tornam-se mais felizes e educados quando os homens participam ativamente nas tarefas domésticas e nas atividades dos filhos, conclui um relatório realizado pela organização ativista MenCare.

Os próprios pais que estão mais presentes na educação dos filhos também são beneficiados, pois registam melhorias na sua saúde física e mental.

O relatório “State of the World’s Fathers 2015” (O Estado dos Pais do Mundo, em tradução livre) é o primeiro publicado pelos ativistas da MenCare. Ao todo, em 288 páginas, são analisados quase 700 estudos de vários países.

«Quando os homens assumem um papel de ‘cuidador’, pesquisas mostram que o envolvimento do pai afeta a criança da mesma forma que o envolvimento da mãe. O envolvimento dos pais foi ligado a um maior desenvolvimento cognitivo e melhor desempenho na escola, mais saúde mental para os filhos e taxas menores de delinquência », conclui o relatório.

De acordo com o documento, estudos em vários países mostraram também que a interação do pai é importante para o desenvolvimento da empatia e habilidades sociais das crianças.

O relatório afirma que 80 por cento dos rapazes no mundo se tornarão pais um dia, e que a forma como veem os seus pais a agirem em casa terá efeitos profundos na vida futura.

A chamada de atenção para a necessidade de os pais intervirem mais na educação dos filhos tem por finalidade ajudar a construir um mundo mais equilibrado, na medida em que, segundo o relatório, as mulheres ganham em média 24 por cento a menos que os homens, muito devido aos excessivos encargos das tarefas domésticas. Só com a intervenção maior dos homens em casa as mulheres poderão vir a ter o mesmo nível de igualdade laboral. Porém, apurou também o relatório, está a registar-se uma mudança na sociedade e os próprios homens querem passar mais tempo com os seus filhos.

Artigo anterior

As razões porque toda a gente conhece Kendall

Próximo artigo

Encha a sua casa de flores