Harmonização facial para um rosto rejuvenescido
Os procedimentos a aplicar variam sempre consoante o caso concreto, tendo em conta a expectativa da paciente e o que pretende melhorar, assim como outros fatores, como o tipo de pele ou questões genéticas.
Nas minhas consultas de medicina estética tem sido frequente a procura de uma solução para o rosto como um todo, ou seja, a combinação de vários procedimentos estéticos para um resultado global otimizado. A esta conjugação de tratamentos faciais chamamos de harmonização facial, melhorando então vários aspetos na face, levando ao seu rejuvenescimento.
Os procedimentos a aplicar variam sempre consoante o caso concreto, tendo em conta a expectativa da paciente e o que pretende melhorar, assim como outros fatores, como o tipo de pele ou questões genéticas. Como profissional de saúde, tenho de ter sempre estas informações antes de avançar para um plano de tratamentos para que o possa adequar à pessoa.
De notar ainda que a combinação de tratamentos de uma paciente pode não ser a mais indicada para outra paciente visto que temos diferentes fisionomias e formatos faciais pelo que cada pessoa deve ter um plano de tratamentos adaptado ao seu rosto.
VEJA TAMBÉM: ROSTO REJUVENESCIDO: QUAIS OS CUIDADOS APÓS O FACELIFT?
Quer isto dizer, por exemplo, que numa paciente poderemos atuar mais ao nível da testa e da zona dos olhos e numa outra paciente tenhamos que nos focar nas maçãs do rosto e contorno mandibular mas, em ambas, se fez a chamada harmonização facial.
Como tal, não há uma “regra” na harmonização facial e, no geral, os procedimentos utilizados são os preenchimentos com ácido hialurónico, a toxina botulínica (vulgo botox) e a colocação de fios suspensores que nos ajudam a levantar a pele da face com um efeito semelhante ao lifting mas sem recorrer a cirurgia.
A harmonização facial está engobada nos chamados “tratamentos de hora de almoço” já que tem a vantagem de ser feita em consulta, não carecendo de cuidados posteriores específicos, podendo regressar à sua rotina habitual e até mesmo à sua atividade profissional.
Para se ter uma melhor perceção, vamos a casos concretos:
Harmonização facial 1: a paciente não estava satisfeita com a linha irregular do nariz, o surgimento de rugas de expressão na testa e ainda o formato das maçãs do rosto e mandíbula. O plano de tratamentos passou pela rinomodelação, ou seja, aplicação de preenchimento com ácido hialurónico na cana e ponta do nariz para um aspeto mais natural e uniforme; ainda utilizando o ácido hialurónico, redefinimos as maçãs do rosto que se tornaram mais delineadas; posteriormente passámos para a zona da testa e, para eliminar as rugas de expressão, aplicámos toxina botulínica.
Harmonização facial 2: neste caso a paciente queria eliminar a pele flácida na zona das bochechas e pescoço, assim como as linhas de marionete que, como o nome indica, são as linhas que as marionetes têm e que vão desde os cantos da boca até ao queixo.
Neste sentido o plano de procedimentos iniciou-se com a aplicação de fios suspensores com o objetivo de “esticar” a pele flácida; de seguida utilizámos o ácido hialurónico para uma maior definição do contorno mandibular que foi complementada com o preenchimento das linhas de marionete.
Como se pode observar nestes dois casos, as diferenças são notórias logo após a harmonização facial. A combinação de procedimentos mais indicada para cada situação acaba por levar a um rejuvenescimento facial bastante natural. Ao conjugar tratamentos acabamos por melhorar os vários pontos apontados pelas pacientes e obtemos um resultado global perfeito.
De salientar que apesar de as alterações serem visíveis logo após a sessão de tratamento, ao longo das semanas seguintes o resultado será ainda mais potenciado.
Marque uma consulta com o seu profissional de saúde especializado e saiba qual a melhor conjugação de procedimentos estéticos para si e que a levarão a alcançar um rosto rejuvenescido e de aspeto natural.