Home»GLAMOUR»BELEZA»Harmonização facial: mantenha a juventude do sorriso

Harmonização facial: mantenha a juventude do sorriso

Sente-se constrangida quando sorri ou quando manda um beijo? Se assim é, com certeza já ouviu falar em expressões como “bigode chinês” ou “código de barras” e até mesmo nas linhas de marionete. Conheça os procedimentos que ajudam a corrigi-los.

Pinterest Google+

Para quem não está familiarizado com os temas, passo a explicar: o bigode chinês faz referência ao sulco nasogeniano, ou seja, aos traços faciais que vão desde o canto do nariz às extremidades dos lábios; as linhas de marionete remetem-nos, como o nome indica, para os traços que partem do canto dos lábios até ao queixo (tal como as marionetes têm demarcadas estas linhas); já o código de barras, cujo nome técnico é rugas perilabiais, são as rugas que se formam entre o nariz e a extremidade do lábio superior e também abaixo do lábio inferior.

 

São alterações que se dão na pele da face devido a vários fatores como o envelhecimento dado que a pele deixa de produzir colagénio, a herança genética que pode definir a elasticidade da pele, a falta de cuidados de hidratação e exfoliação e ainda a expressividade característica de cada tipo de face tanto a nível ósseo como muscular. Não obstante, não nos podemos esquecer de que são zonas bastante utilizadas no nosso dia-a-dia através do simples ato de falar ou comer e até de sorrir ou mandar um beijo.

 

VEJA TAMBÉM: A BELEZA NÃO TEM IDADE: CONSIGA UM ROSTO MAIS JOVEM AOS 50 ANOS

 

No fundo, trata-se de uma perda de sustentação da face e todos estes sulcos e rugas que se formam na nossa face acabam por fazer com que a pessoa fique com um aspeto menos natural e equilibrado e mais envelhecido.

 

Na medicina estética temos soluções para estes problemas que se revelam fundamentais para uma harmonização facial num todo, isto é, acabamos por conseguir um equilíbrio geral em toda a face. Pela minha experiência é ainda importante salientar que devemos sempre optar por uma atitude preventiva, ou seja, anteciparmo-nos a eventuais aparecimentos de sulcos ou rugas com a ajuda do seu médico-cirurgião que a poderá aconselhar consoante o seu caso específico.

 

Em relação ao bigode chinês, poderemos agir inicialmente de forma preventiva através da injeção de preenchimento com ácido hialurónico ao nível das maçãs do rosto o que suaviza o então sulco nasogeniano. Quando já há evidência do sulco, preenchemos com ácido hialurónico diretamente sobre a ruga ao qual podemos acrescentar alguns fios suspensores em zonas estratégicas para um resultado harmonioso.

 

VEJA TAMBÉM: O ROSTO E A CIRURGIA ESTÉTICA: PROCEDIMENTOS A TER EM CONTA

 

No caso das linhas de marionete, que vão do canto dos lábios até ao mento, ou seja, ao queixo, o tratamento é semelhante visto que também utilizamos um preenchimento com ácido hialurónico diretamente nas linhas e poderemos reforçar com a colocação de fios suspensores e injeções de preenchimento nas maçãs do rosto.

 

Para solucionar o chamado código de barras poderemos recorrer a um tratamento mais ablativo como o laser ou ainda realizar um peeling profundo na camada superficial da pele da face que, ao fazer essa descamação, faz com que nasça uma nova pele levando a um aspeto bem mais jovem e rejuvenescido. Poderemos simultaneamente associar um preenchimento destas rugas com ácido hialurónico e ainda preencher e dar volume aos lábios o que irá uniformizar o rosto no geral.

 

A nível de cirurgias há ainda a hipótese de avançar para um facelift em que obtemos um rejuvenescimento total da face e do pescoço. Desta forma, é possível restituir volume em zonas que perderam preenchimento e minimizar todas as marcas de envelhecimento. Há ainda uma técnica que poderá ser utilizada de forma independente ou inserida no facelift que se chama lipofilling; trata-se de extrair gordura de outra parte do próprio corpo que será tratada e reintroduzida em zonas estratégicas da face dando-lhe uma aparência natural e equilibrada.

 

VEJA TAMBÉM: RINOMODELAÇÃO: NARIZ PERFEITO NO TEMPO DE UMA CONSULTA

 

Qualquer que seja a solução que o médico-cirurgião considere melhor para o seu caso, e de acordo com as suas expectativas, devemos ter sempre em conta que o objetivo é rejuvenescer o rosto de forma natural e equilibrada para que se sinta bem e restabeleça a sua autoestima.

 

Por fim, e julgo que todos nós já sabemos mas nunca é de mais reforçar, há determinadas rotinas que devemos ter desde cedo para que a pele se mantenha jovem e cuidada: a utilização de protetor solar (não apenas no verão mas ao longo de todo o ano); a aplicação diária de um bom creme de hidratação adequado ao seu tipo de pele; e exfoliações faciais regulares.

 

Artigo anterior

O segredo do sucesso está no que faz antes do pequeno-almoço

Próximo artigo

Os mercados de Natal mais fascinantes do mundo