Home»FOTOS»Hambúrgueres de insetos nos supermercados a partir de 21 de agosto

Hambúrgueres de insetos nos supermercados a partir de 21 de agosto

A segunda maior cadeia de supermercados na Suíça vai estrear-se na Europa com a venda de produtos feitos à base de insetos. Em maio passado, o país reviu a sua lei de segurança alimentar para permitir a comercialização deste género de produtos. Os hambúrgueres e as almôndegas serão os primeiros a chegar às prateleiras.

Pinterest Google+

A segunda maior cadeia de supermercados na Suíça vai começar a vender insetos comestíveis sob a forma de hambúrgueres e almôndegas a partir do próximo dia 21 de agosto, estreando-se assim na Europa na venda deste género de produtos. (Veja imagens na galeria acima)

 

Produzidos pela startup suíça, Essento, vão chegar às prateleiras de sete supermercados da Coop, em Zurique, Basileia, Berna, Winterthur, Lugano, Lausana e Genebra, sob a forma de hambúrgueres e almôndegas, mas irão estender-se a mais unidades até ao final do ano, anuncia a cadeia em comunicado.

 

«Os insetos como alimento convencem em muitos aspetos: têm um alto potencial culinário, a sua produção economiza recursos e o seu perfil nutricional é de alta qualidade. Assim, os insetos são o complemento perfeito para uma dieta moderna», explica Christian Bärtsch, co-fundador da Essento.

 

O potencial sustentável e culinário dos insetos foi crucial para a decisão da Coop de apoiar o desenvolvimento desta inovação alimentar da Essento. «A Coop e a Essento estão juntas na busca de soluções sustentáveis. A nossa cooperação tem decorrido desde há três anos e continuaremos a trabalhar juntos para estabelecer os insetos como alimento na Suíça», declara em comunicado Silvio Baselgia, chefe de compras na Coop.

 

O hambúrguer será composto por larvas do bicho-da-farinha, arroz e vegetais, como nabo, aipo e alho-porro, bem como várias especiarias, como orégãos e pimenta. As almôndegas terão na sua composição larvas do bicho-da-farinha, grão-de-bico, cebola, alho, coentros e salsa.

 

Veja um vídeo com a preparação dos hambúrgueres

 

«Durante mais de dois anos, misturámos, fritámos, tentámos e hoje fornecemos a melhor receita. Os produtos inovadores da Essento consistem em ingredientes naturais puros, são deliciosos e saudáveis», explica a startup no seu site. Recorde-se que, em maio passado, o país reviu a sua lei de segurança alimentar para permitir a comercialização deste género de produtos, abrindo assim caminho para o alargamento do espectro alimentar dos europeus a estes alimentos.

 

Ricos em vitamina A, B e B12, os insetos contêm proteínas valiosas em qualidade e quantidade comparáveis ao peixe e à carne, revela a empresa. Assim como gorduras saudáveis de qualidade comparável aos peixes, abacates ou nozes. E o sabor? Diz a empresa que as larvas do bicho-da-farinha sabem a avelãs, os gafanhotos a frango e as formigas a citrinos. Veja na galeria acima algumas imagens dos novos produtos.

 

Artigo anterior

O que é natural é bom

Próximo artigo

Mapa para a (in)satisfação sexual