Home»VIDA»SOCIEDADE»Halloween: conhece a sua origem?

Halloween: conhece a sua origem?

A 31 de outubro, assinala-se o famoso ‘Dia das Bruxas’, agora também designado com o termo importado ‘Halloween’. Descubra connosco a origem desta comemoração.

Pinterest Google+

O Halloween surgiu na Irlanda e não nos Estados Unidos da América, como muitos pensam, uma vez que é mais comemorado neste país. Na realidade, a festa foi levada por imigrantes irlandeses aquando da sua emigração para os EUA.

 

Esta festividade conta com práticas celtas, rituais religiosos e tradições europeias, o que faz dela uma comemoração com origens pagãs.  Na Idade Média, a Inquisição usava esta época festiva para identificar os seguidores da festa pagã e acusá-los posteriormente de bruxaria.

 

VEJA TAMBÉM: ‘NOITE DOS MEDOS’ VAI ESPALHAR TERROR POR MELGAÇO

 

Segundo a tradição pagã, as máscaras e fantasias que tão bem conhecemos desta época do ano eram usadas para os espíritos não reconhecerem quem estava por trás delas, sendo que assim não os poderiam assombrar.

 

Além disso, a celebração desta festa conta com abóboras iluminadas porque, segundo um mito irlandês, a luz proveniente das lanternas que estão dentro das abóboras decoradas a preceito afastam os maus espíritos.

 

VEJA TAMBÉM: DE BRUXA A VAMPIRO: IDEIAS PARA SE MASCARAR NESTE HALLOWEEN

 

Já o costume de dar doces a crianças vem de duas origens. Em primeiro lugar, segundo a tradição pagã, era oferecida comida aos espíritos para que estes não os assombrassem, sendo por isso comum ver grandes banquetes neste dia. E, em segundo lugar, na tradição cristã, era costume as pessoas pobres pedirem comida no Dia de Todos os Santos.

 

Pois, porque o Halloween é o equivalente ao Dia de Todos os Santos, apenas convertido numa festividade pagã. O nome Halloween teve origem no Dia de Todos os Santos, mas a palavra surgiu na junção de “All Hallows Eve”, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. O Halloween comemora-se a 31 de outubro e a festa cristã a 1 de novembro.

 

 

Artigo anterior

'Noite dos Medos' vai espalhar terror por Melgaço

Próximo artigo

Truques para comprar (melhor) no supermercado