Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Há uma lotaria de 100 milhões em cada um de nós

Há uma lotaria de 100 milhões em cada um de nós

Já é sabido há muito que todos nós temos dois cérebros. Um é composto pelo sistema nervoso central e o outro é composto pelo sistema nervoso entérico.

Pinterest Google+

Quando um embrião humano se divide em dois, o primeiro órgão a ser gerado é o intestino. Ele forma-se a partir da mesma camada germinativa que dá origem ao cérebro e aos órgãos externos dos sentidos, à pele e às unhas.

 

O nosso trato digestivo possui um sistema nervoso próprio, o sistema nervoso entérico. Este inicia-se no esófago e estende-se até ao ânus. O número de neurônios do sistema entérico é de cerca de cem milhões, quase o mesmo que em toda a medula espinhal.

 

Veja também: Intestino – o cérebro que comanda a saúde do corpo

 

Nele acontece todo o processo de digestão e absorção dos alimentos e é também onde se controla a longevidade, porque é o órgão mais afetado pelos radicais livres.

 

As paredes do intestino são compostas por células que agem como detetoras químicas que identificam os químicos dos alimentos, ou atuam como recetoras de sabores. E, com base nestas informações, é feita uma avaliação do grau de acidez dos alimentos e de outras propriedades, para que sejam acionadas as enzimas corretas. Desta forma, o sistema digestivo quebra a comida em partículas minúsculas e dá início ao processo da digestão.

 

Para ter um intestino saudável e cumpridor das suas funções, deve beber cerca de dois litros de água por dia, fora das refeições. Comer bastantes fibras, sobretudo das folhas verdes. Frutas como a papaia, maçã, ameixas, nozes, amendoins e azeite.

 

Veja também: A importância (vital) das bactérias intestinais

 

Uma vez por dia deve caminhar por 45 minutos, se a sua idade passou dos 45 anos, para preservar o bom movimento peristáltico do seu segundo cérebro.

 

Um intestino preguiçoso altera o estado de ânimo, gera irritabilidade, inchaço, stress, dores de cabeça, aumento de peso, cansaço, excesso de gases e até zumbidos nos ouvidos. A saúde é um bem a preservar, por isso, jogue com todos os trunfos e acerte na lotaria da longevidade.

 

 

Artigo anterior

Príncipe George quebra tradição e vai para nova escola em setembro

Próximo artigo

«Os portugueses têm pouca força de vontade para mudarem o seu estilo de vida»