Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Há 60 mil espécies de árvores no mundo

Há 60 mil espécies de árvores no mundo

Dados recolhidos a nível mundial durante séculos foram agora digitalizados e indicam que o Brasil é o país que acolhe o maior número de espécies, e que mais de metade das espécies foram encontradas em apenas um país.

Pinterest Google+

No mundo, existem exatamente 60,065 espécies de árvores. Pelo menos são as conhecidas até à data segundo a organização Botanical Gardens Conservation International (BGCI), que representa cerca de 500 jardins botânicos de 100 países do mundo.

 

O BGCI compilou a lista de árvores com base em dados recolhidos junto dos seus 500 membros a nível global, com o objetivo de identificar espécies raras e ameaçadas e que necessitem de ação imediata para evitar a sua extinção.

 

Veja também: Os bonsais também podem ir de férias

 

A recolha de dados revelou que o Brasil é o país que acolhe o maior número de espécies, designadamente 8715 variedades. Fora as regiões polares que não têm árvores, a zona menos rica em espécies de árvores é o Norte da América, próxima do Ártico, que regista 1400 espécies.

 

Outro fator que emerge desta pesquisa é o facto de mais de metade das espécies (58%) terem sido encontradas em apenas um país, sugerindo que são muito vulneráveis à ação humana, desflorestação e eventos climatéricos regionais.

 

Veja também: Já abraçou uma árvore hoje? conheça os benefícios para o seu bem-estar

 

À BBC, o secretário-geral do BGCI, Paul Smith, disse que não tinha sido até agora possível estimar com rigor o número de árvores existentes no mundo porque os dados só agora foram digitalizados. «Estamos numa posição única porque temos 500 instituições botânicas como membros. A digitalização destes dados é na realidade o resultado da acumulação de séculos de trabalho», disse à televisão britânica.

 

O especialista diz que a lista não ficará estática pois todos os anos são adicionadas novas descobertas.

 

Artigo anterior

Tarte de chocolate vegan

Próximo artigo

Ortorexia: a obsessão pela alimentação saudável