Grutas de Castelhana: arte natural com milhões de anos
Estão em formação desde há 90 milhões de anos e são uma das atrações naturais mais interessantes de Itália. Excêntricas estalagmites e estalactites que desafiam a gravidade suscitam a perplexidade dos visitantes. O exercício é encontrar formas parecidas com algo ou alguém que se conhece.
As Grutas de Castellana são uma das atrações mais importantes da região de Apúlia, no sul de Itália, e são consideradas património natural de valor inestimável. Localizadas na entrada do Vale de Itria, a poucos quilómetros de aldeias como Alberobello, Cisternino, Polignano a Mare, as Grutas de Castellana começaram a formar-se há cerca de 90 milhões de anos. Veja algumas imagens na galeria acima.
As Grutas de Castellana foram exploradas pela primeira vez em 1938 pelos exploradores Franco Anelli e Vito Matarrese e atualmente atraem turistas de todo o mundo. Veja abaixo o vídeo oficial das grutas.
Durante a exploração, a uma temperatura constante de cerca de 16 ° – 18 °, a natureza proporciona um espetáculo imponente com centenas de milhões de anos. As calcificações de conformações e cores surpreendentes solicitam a imaginação de crianças e adultos para as identificarem com ago ou alguém que conhecem.
VEJA TAMBÉM: VISITE OS DESTINOS SUSTENTÁVEIS DA ‘LA BELLA ITÁLIA’
As grutas podem, incluisve, ser exploradas à noite. Em grupos de oito pessoas, após encerramento ao público, os visitantes são conduzidos por guias Grupo Espeleológico e devidamente equipados. Os guias especializados em espeleologia conduzem os participantes a uma excursão única, durante a qual se ouvem sons nas cavernas e se observa a vida selvagem que as povoam.
Outra das atrações é assistir a um espetáculo que reúne danças, sons e luzes no cenário natural da Gruta de Castellana, capaz de utilizar todo o ambiente natural como um espaço cénico, onde a dinâmica teatral levará o público a uma aventura extraordinária dentro da caverna.