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Grey Saturday: o dia de compras mais seguro desta época festiva

Todos os anos, a Black Friday e a Cyber Monday oferecem grandes oportunidades de compras mais baratas, mas são também os dias com mais ataques de phishing financeiro. Entre os dois, no ‘sábado cinzento’, regista-se um raro momento de descanso dos hackers numa época festiva cada vez mais atarefada, segundo o relatório anual da Kaspersky Lab.

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A Black Friday deste ano, a 24 de novembro, e a Cyber Monday, 27 de novembro, estão a atrair cada vez mais portugueses para anteciparem as compras de Natal a preços competitivos. Porém, os consumidores estão mais seguros no chamado Grey Saturday, 25 de novembro, quando o número de ataques diminui até um terço apesar de também ser um dia de muitas compras, revela o relatório anual da Kaspersky Lab sobre novos ataques de phishing financeiro detetados durante esta época festiva.

 

O relatório encontrou sinais que mostram uma diminuição acentuada dos ataques durante o Grey Saturday tanto em 2015 como em 2016. No último ano, houve uma descida de 33% no número de ataques a websites populares de marcas de retalho e de pagamento online (de cerca de 770.000 para 510.000 ataques detetados), apesar de este ser o segundo maior dia de compras em alguns países, como é o caso dos EUA.

 

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Este dia acaba por ser um raro momento de descanso dos hackers numa época festiva cada vez mais atarefada, que agora começa em outubro e termina em dezembro. Tradicionalmente distribuídos via email, os ataques de phishing atraem agora os consumidores através de weblinks, banners, redes sociais e muito mais, persuadindo-os a partilhar as suas informações financeiras e fazendo-os crer que estão a lidar com marcas conceituadas e reconhecidas.

 

«O aumento do número de pessoas que utiliza métodos de pagamento, compras ou acede às suas contas bancárias online mostram-nos que os ataques de phishing financeiro são agora uma constante durante todo o ano, mas a época festiva torna-os mais fáceis de camuflar no meio do ruído. Nesta época do ano, o esforço das marcas a nível de marketing e publicidade dispara e com consumidores cada vez mais a tratarem das suas transações nos telemóveis – provavelmente quando estão fora de casa e com pressa – quase toda a gente está mais exposta e com menos tempo para pensar e verificar. No Grey Saturday, o número de ataques diminui significativamente. Os fins-de-semana geralmente têm um menor número de ataques e menos pessoas online – mas neste dia de muitas compras, essa é uma vantagem adicional. Acreditamos que esta tendência de 2016 irá continuar em 2017, por isso, se planeia fazer compras online nesta altura, escolha o dia com cuidado», afirma Nadezhda Demidova, analista líder de conteúdo Web da Kaspersky Lab.

 

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Outras descobertas do relatório indicam que phishing financeiro corresponde agora a 49.77% de todos os ataques de phishing, acima dos 34.33% registados em 2015. Consumidores que usam dispositivos móveis são provavelmente um dos principais motivos responsáveis pelo aumento do phishing financeiro: a utilização de smartphones para consultas, pagamentos e compras online duplicou no último ano de acordo com o Index de Cibersegurança de 2017 da Kaspersky Lab.

 

Veja na galeria acima como manter a sua proteção enquanto faz compras online.

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