Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Grão-de-bico e outros alimentos começados por G

Grão-de-bico e outros alimentos começados por G

Hoje a letra do alfabeto que vos trago remete-nos para alguns alimentos, na sua maioria, tropicais e orientais, que são caraterísticos de lugares longínquos de Portugal, alguns deles trazidos até nós no tempo dos descobrimentos, e que agora fazem parte da nossa alimentação

Pinterest Google+

Por várias vezes nos artigos que escrevo faço referência a que os fatores alimentares são os maiores responsáveis pelo equilíbrio metabólico de cada indivíduo e influenciam a nossa expressão genética.  Ao perdermos esse equilíbrio todo o nosso fenótipo sofre modificações.

 

No entanto, com a globalização, a mistura dos povos torna-se cada vez maior e cada vez mais nos vamos acostumando a comer, saborear e colher dos benefícios alimentares de outros lugares distantes. É nesta mistura de gentes, hábitos, costumes culinários, diferenças socio culturais, que reside a minha preocupação quando me dedico a decifrar as mudanças epigenéticas que cada um de nós sofre ao longo da sua existência, desde que nasce até que morre.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO SUBSTITUIR A MANTEIGA NA SUA ALIMENTAÇÃO

 

Costumo usar com frequência esta afirmação:  ‘Cada ser humano é único, por isso a sua alimentação deve estar focada no seu biótipo e organizada de forma a proteger o equilíbrio do seu sistema.’

 

Todas as interferências que recebemos ao longo da nossa vida modificam a estrutura do nosso metabolismo, gerando mudanças por vezes desastrosas na saúde de cada pessoa.  Estas alterações explicam-se através da epigenética que é o estudo da modificação do genoma herdável durante a divisão da célula e que não envolve a mudança na sequência do D.N.A.

 

A epigenética desponta como uma nova fronteira a ser alcançada e transposta no cenário médico e científico, que nos traz informações á luz das experiências científicas. A compreensão dos seus mecanismos além daqueles que já são conhecidos pela genética molecular permite-nos a criação de modelos para avaliar e estruturar uma solução preventiva, focada no biótipo individual e único de cada ser humano.

 

VEJA TAMBÉM: CANELA: UMA PODEROSA ARMA CONTRA MUITAS DOENÇAS

 

Por isso, hoje cada vez mais a forma de nos cuidarmos através dos alimentos tem um fator relevante nas nossas vidas e isto acontece em todo o planeta.  Este tipo de nutrição consiste na utilização dos alimentos para podermos prevenir doenças e restabelecer a saúde, onde os alimentos são usados pelas suas propriedades.  Este é o poder da ciência chamada ”nutrigenética”, onde temos de considerar os conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos e do nosso quotidiano.

 

Cada vez mais especialistas em todo o planeta relacionam a qualidade da saúde à prevenção.  É preciso ainda reafirmar que uma dieta antioxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercício físico, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um, ajuda-nos a conquistar uma vida com saúde, longevidade, felicidade e mais beleza.

Artigo anterior

Guiness: Recordes de luzes de Natal pelo mundo

Próximo artigo

Para dormir bem é preciso desligar o smartphone 30 minutos antes