Grão-de-bico e outros alimentos começados por G
Hoje a letra do alfabeto que vos trago remete-nos para alguns alimentos, na sua maioria, tropicais e orientais, que são caraterísticos de lugares longínquos de Portugal, alguns deles trazidos até nós no tempo dos descobrimentos, e que agora fazem parte da nossa alimentação

Por várias vezes nos artigos que escrevo faço referência a que os fatores alimentares são os maiores responsáveis pelo equilíbrio metabólico de cada indivíduo e influenciam a nossa expressão genética. Ao perdermos esse equilíbrio todo o nosso fenótipo sofre modificações.
No entanto, com a globalização, a mistura dos povos torna-se cada vez maior e cada vez mais nos vamos acostumando a comer, saborear e colher dos benefícios alimentares de outros lugares distantes. É nesta mistura de gentes, hábitos, costumes culinários, diferenças socio culturais, que reside a minha preocupação quando me dedico a decifrar as mudanças epigenéticas que cada um de nós sofre ao longo da sua existência, desde que nasce até que morre.
VEJA TAMBÉM: SAIBA COMO SUBSTITUIR A MANTEIGA NA SUA ALIMENTAÇÃO
Costumo usar com frequência esta afirmação: ‘Cada ser humano é único, por isso a sua alimentação deve estar focada no seu biótipo e organizada de forma a proteger o equilíbrio do seu sistema.’
Todas as interferências que recebemos ao longo da nossa vida modificam a estrutura do nosso metabolismo, gerando mudanças por vezes desastrosas na saúde de cada pessoa. Estas alterações explicam-se através da epigenética que é o estudo da modificação do genoma herdável durante a divisão da célula e que não envolve a mudança na sequência do D.N.A.
A epigenética desponta como uma nova fronteira a ser alcançada e transposta no cenário médico e científico, que nos traz informações á luz das experiências científicas. A compreensão dos seus mecanismos além daqueles que já são conhecidos pela genética molecular permite-nos a criação de modelos para avaliar e estruturar uma solução preventiva, focada no biótipo individual e único de cada ser humano.
VEJA TAMBÉM: CANELA: UMA PODEROSA ARMA CONTRA MUITAS DOENÇAS
Por isso, hoje cada vez mais a forma de nos cuidarmos através dos alimentos tem um fator relevante nas nossas vidas e isto acontece em todo o planeta. Este tipo de nutrição consiste na utilização dos alimentos para podermos prevenir doenças e restabelecer a saúde, onde os alimentos são usados pelas suas propriedades. Este é o poder da ciência chamada ”nutrigenética”, onde temos de considerar os conceitos sociais e ambientais que envolvem a produção e o consumo dos alimentos e do nosso quotidiano.
Cada vez mais especialistas em todo o planeta relacionam a qualidade da saúde à prevenção. É preciso ainda reafirmar que uma dieta antioxidante, rica em fibras e alimentos orgânicos, exercício físico, limpeza intestinal, pensamentos positivos, meditação e o respeito às características individuais de cada um, ajuda-nos a conquistar uma vida com saúde, longevidade, felicidade e mais beleza.