Home»FOTOS»Grande Regata dos Moliceiros regressa a Aveiro

Grande Regata dos Moliceiros regressa a Aveiro

Música, gastronomia, tradição e cultura acontecem durante três dias no decorrer da ‘Ria de Aveiro Weekend’, de 5 a 7 de julho. A regata com estas embarcações típicas da ‘Veneza Portuguesa’ é o ponto alto das festividades. Mas há mais.

Pinterest Google+

A Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro está de volta no dia 6 de julho, integrada no Ria de Aveiro Weekend (RAW), que decorre de 5 a 7 de julho na cidade. A regata, um evento histórico e emblemático, realiza-se no sábado, dia 6, e terá um programa próprio de animação, nos pontos de partida e de chegada, com atividades musicais e educativas, que convidam o público a viver esta icónica tradição.

 

Com saída da Praia da Torreira, Murtosa, às 14h30, a Grande Regata dos Moliceiros conta com 15 esplendorosas embarcações, que, engalanadas, prometem uma competição única, repleta de cor e muita animação. A chegada a Aveiro e a entrada no Cais da Fonte Nova, está prevista por volta das 16h30, onde decorrerá uma parada de embarcações acompanhada de música ao vivo e outras performances artísticas.

 

VEJA TAMBÉM: FESTIVAL DOS CANAIS REGRESSA A AVEIRO COM MAIS DE 250 ESPETÁCULOS GRATUITOS

 

Para além da Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, enquanto evento âncora, o RAW concentra durante três dias uma iniciativa estruturada de promoção e ativação turística da Região de Aveiro, que se pretende de festa e de valorização do que é tradicional, icónico e especial na Ria de Aveiro. Além da importante biodiversidade, a Ria de Aveiro destaca-se, também, pela sua riqueza gastronómica e até pelas atividades económicas endógenas que promove, como o artesanato, a produção de sal ou a pesca, e que se refletem na programação desta edição do RAW.

 

Entre 5 e 7 de julho, os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) celebram em rede a riqueza da região nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque no recurso turístico de maior relevância da região: a Ria de Aveiro.

 

RAW – programa de animação em rede

Promovido pela CIRA, o Ria de Aveiro Weekend integra uma agenda de eventos intermunicipal, que arranca na Murtosa no dia 5, às 18 horas, com o programa “Ao Sabor da Ria” e que inclui visitas guiadas e degustação no COMUR – Museu Municipal.

 

Às 21h30, há ainda uma arrojada performance de luz e fogo, na Praia da Torreira, concebida pela companhia Walk the Plank com a comunidade, junto da qual promoveu diversas oficinas criativas. Nos dias seguintes, as visitas guiadas repetem-se, estando ainda prevista no COMUR a inauguração da exposição de pintura “Viajante nas Confrarias”, de Abílio Guimarães.

 

VEJA TAMBÉM: O QUE NÃO PODE PERDER EM AVEIRO

 

Em Águeda destaque para o início do festival AgitÁgueda, com “Silent Party”, às 22 horas, no dia 5, para “Encontro Homens Estátua”, “Live Bodypainting” e Gipsy Kings, no sábado, e “Luís Represas e a Orquestra Filarmónica 12 de Abril”, no domingo, às 21h30.

 

Por sua vez, Albergaria-a-Velha convida a visitar a Exposição de Desenho e Pintura Retrospectiva de Paulo Tanoeiro, na Biblioteca Municipal, sexta e sábado, enquanto Anadia propõe, para sexta-feira, o ritmo de “Às Sextas na Praça” e convida a assistir às Marchas dos Santos Populares.

Artigo anterior

Mosquitos, ressacas... Como sobreviver nos festivais de verão

Próximo artigo

20 marcas de joalharia portuguesa para conhecer em Matosinhos