Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Gosta de cerejas? Já pode apadrinhar uma cerejeira

Gosta de cerejas? Já pode apadrinhar uma cerejeira

Mais do que uma ação simbólica, ser padrinho ou madrinha de uma cerejeira do Fundão é contribuir para a regeneração da natureza, plantando e acompanhando o crescimento de uma árvore. A iniciativa é do município do Fundão.

Pinterest Google+
PUB

O município do Fundão promove mais uma vez a Campanha da Cereja do Fundão, iniciativa que decorre nos meses de junho e julho e pretende divulgar o produto e a região através de diversas ações, entre elas o apadrinhamento de cerejeias.

 

Em grande estreia este ano está a plataforma online de venda de cereja, e de outros produtos do concelho. Aqui é possível adquirir produtos como licores, doces, chás e infusões e, claro, cerejas acedendo a www.produtosdofundao.pt, mas é também através deste site que está disponível o Apadrinhamento de Cerejeiras do Fundão que este ano é oferecido a todos os bebés que nasçam em Portugal no mês de junho, mediante inscrição.

 

Mas este gesto pode ser realizado por todos. Miúdos e graúdos podem juntar-se a esta causa, contribuindo para a regeneração da natureza, e ajudando a cuidar de uma cerejeira. Para isso, e por um valor de 20€, é possível ser padrinho ou madrinha de uma cerejeira, colher os seus frutos, e ainda receber de oferta 2kg de cerejas do Fundão.

 

VEJA TAMBÉM: ELAS CHEGARAM! TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE CEREJAS

 

Rota Gastronómica da Cereja do Fundão

Também em Lisboa e no Porto a cereja do Fundão ganha destaque este mês, com a realização de mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, que decorre de 18 de junho a 4 de julho em diversos restaurantes, que irão apresentar nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão.

 

Este ano, a Rota conta já com a confirmação da participação dos restaurantes Tasca da Esquina, (chef Vítor Sobral), Loco, (chef Alexandre Silva), Ibo (chef João Pedro Pedrosa), O Frade (chef Carlos Afonso), Kanazawa (chef Paulo Morais), Sala de Corte (chef Luís Gaspar), e The Oitavos (chef Cyril Devilliers) na zona de Lisboa.

 

No Porto, já fazem parte desta iniciativa os restaurantes Euskalduna e Semea do chef Vasco Coelho Santos e restaurante Almeja (chef João Cura). A estes, outros chefes se irão juntar para celebrar este fruto tão especial, e com tantos benefícios para a saúde.

 

Festival e Festa da Cereja

Já a decorrer, e até 30 de junho, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – http://saboresdacereja.cm-fundao.pt/ – reúne diversas propostas de restaurantes e pastelarias da região, que dedicam menus e doçaria a este fruto.

 

Considerado um produto gastronómico de excelência, a cereja desperta a criatividade e incentiva a inovação que, ano após ano, aqui se tem verificado e se pode encontrar em pratos tão surpreendentes como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas e em sobremesas como a tigelada de cereja ou o arroz doce de cereja.

 

Em ano de distanciamento, a Festa da Cereja, realizada entre 11 e 13 de junho, chega mais perto de todos em formato online, disponível na página de facebook do Município do Fundão – e com atividades para toda a família: concertos, live cookings, teatro e animação para crianças, são as propostas da Câmara Municipal do Fundão, que mais uma vez dinamiza este evento em volta de um dos produtos mais nobres da região.

 

Programa geral

  • Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – 1 a 30 de junho em restaurantes da região
  • Festa da Cereja (online) – 11 a 13 de Junho – concertos, teatro, animação para crianças
  • Rota Gastronómica Cereja do Fundão – 18 de junho a 4 de julho em restaurantes em Lisboa e Porto
  • Apadrinhamento de Cerejeiras – oferta de kit a bebés nascidos em Portugal no mês de junho, e disponível para aquisição para o público em geral (inclui voucher de 10% de descontos em restaurantes e hotéis, aderentes, bem como em produtos comercializados nos Postos de Turismo do concelho do Fundão – Fundão, Castelo Novo e Alpedrinha)
  • Plataforma de venda de produtos do Fundão online – produtosdofundao.pt: produtos de cereja e outros produtos do Fundão, como queijos, enchidos, vinhos, compotas, azeite…
  • Turismo Ativo e de Experiências – Tempo de Cerejas – programas turísticos, talks and walks, voos de balão, apanha da cereja, cereja tour de tuk tuk, cestas de piquenique, entre outras atividades
  • Lançamento de livro de receitas de Cereja do Fundão – desenvolvido pela Escola Profissional do Fundão, numa compilação de receitas de diversas iniciativas da EPF ao longo dos últimos anos

 

 

Artigo anterior

Plataforma Forests Forward ajuda empresas na transição verde

Próximo artigo

Os sete passos para uma maquilhagem perfeita