Home»GLAMOUR»BELEZA»Gordura: de pesadelo a solução

Gordura: de pesadelo a solução

Associamos frequentemente a gordura corporal a ‘problemas’ no nosso corpo e sempre algo a melhorar. Afinal de contas, ninguém gosta de ter gordura acumulada, seja em que área do organismo for. E se lhe disser que pode aproveitar a sua própria gordura e colocá-la noutra zona corporal que queira ver mais preenchida? Desta forma conseguimos, inclusivamente, resolver dois problemas num só procedimento.

Pinterest Google+
PUB

Estou a falar do lipofiling, a técnica em que retiramos gordura do corpo da paciente que é posteriormente tratada e novamente colocada no organismo dessa mesma pessoa. A grande vantagem está no facto de, ao utilizarmos material biológico retirado do nosso próprio sistema, não haver hipótese alguma de rejeição pelo organismo. Num único procedimento conseguimos retirar e esculpir uma zona do corpo e melhorar, com essa gordura, outra zona; resolvemos dois problemas de uma só vez.

 

Que zonas corporais podem beneficiar com este preenchimento de gordura? Há diversas opções de utilização sendo que depende sempre dos objetivos dos pacientes. É mais usual retirar gordura da região abdominal, mas também poderemos retirar das coxas, dos flancos ou das costas. É importante ainda informar que, para prosseguir com este procedimento, a pessoa tem de ter alguma gordura acumulada para que se possa conseguir o objetivo final.

 

São três as aplicações mais usuais para a gordura: glúteos, face e mama.

Uma das indicações mais procuradas é o lipofilling dos glúteos. Com o reaproveitamento da gordura retirada do abdómen, por exemplo, é possível dar uma nova forma aos glúteos, tornando-os mais salientes e preenchidos.

 

Foi um dos maiores desenvolvimentos da cirurgia plástica nos últimos anos: a lipoescultura. A possibilidade de desenhar os corpos e otimizar e realçar a forma corporal mais adequada às pretensões e expectativas dos nossos pacientes. Por um lado, a própria lipoaspiração evoluiu no sentido de uma maior definição e melhores resultados da remoção de gordura, mas também o preenchimento com gordura, o lipofilling, melhorou e tornou-se muito fiável e seguro.

 

Não se trata unicamente de aumentar os glúteos, mas sim afinar a cintura, retirar a “barriguinha” que não desaparece e, por outro lado, aumentar e subir os glúteos. É a alternativa à realização da gluteoplastia em que colocamos próteses de silicone no glúteo para lhe dar forma.

 

Uma outra utilização recorrente é na face. Quer seja por motivos genéticos, estrutura da face, ou emagrecimento repentino ou envelhecimento normal, a distribuição de gordura na face altera-se. Ficamos com um aspeto envelhecido, menos saudável e até com menos luminosidade. O preenchimento com a nossa gordura em zonas estratégicas visa revitalizar e suavizar todo o rosto. O lipofilling pode ser, inclusivamente, conciliado com a cirurgia estética facial mais conhecida, o facelift.

 

Também o lipoffiling da mama é bastante procurado pelas minhas pacientes onde conseguimos então preencher uma mama que possa ter perdido volume – devido a perda de peso ou amamentação – em que fica com um aspeto ‘vazio’ e com pele a mais. O lipofilling nestes casos acaba por conseguir ajudar a rejuvenescer a mama.

 

O lipofilling pode ainda ser utilizado no preenchimento das mãos ou dos gémeos, nas assimetrias corporais ou na correção de cicatrizes.

 

 

 

 

Artigo anterior

Dia Internacional das Viúvas: 10% das 258 milhões de viúvas no mundo sem meios de subsistência

Próximo artigo

A força do eclipse solar do solstício de verão