Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Global Teacher Prize está de volta para eleger o melhor professor de Portugal

Global Teacher Prize está de volta para eleger o melhor professor de Portugal

Considerado internacionalmente como o “Nobel da Educação”, o Global Teacher Prize é uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo. A distinção centra-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e projetos inovadores desenvolvidos pelos professores, potenciando assim a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

Pinterest Google+

A 3ª edição do Global Teacher Prize Portugal é lançada a 14 de janeiro, com o objetivo de identificar e premiar o professor inspirador de 2020. O projeto internacional, promovido pela Fundação Varkey, chega agora a Portugal pelo 3º ano consecutivo, pelas mãos de Afonso Mendonça Reis, elemento do júri internacional e presidente do júri da edição portuguesa.

 

O Global Teacher Prize Portugal tem um prémio de 30.000€, valorizando a profunda importância dos professores no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos do nosso país e das comunidades onde estão inseridos. Esse é também o foco da campanha de comunicação do projeto – Obrigado Professor – onde são os próprios alunos a reconhecer esse papel e a agradecer aos seus professores tudo aquilo que eles fazem nas salas de aula de Portugal.

 

VEJA TAMBÉM: BANCO MUNDIAL LANÇA COMPETIÇÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO A JOVENS DE TODO O MUNDO

 

O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12º ano de escolaridade (regular ou outros), estando as candidaturas abertas a partir do dia 14 de janeiro até dia 4 de março de 2020. As candidaturas poderão ser submetidas online no site do Global Teacher Prize Portugal pelos próprios professores. Todavia, a organização do concurso encoraja toda a comunidade – pais, alunos etc – a recomendar determinado professor que considerem merecer a referida distinção (denominado como “recomendação” disponível no mesmo site. O prazo das recomendações termina mais cedo).

 

A revelação do vencedor irá acontecer no evento final marcado para maio deste ano.   Já várias personalidades e figuras públicas se associaram ao projeto, entre elas Vhils, João Vieira Pinto, Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Fernando Serrano, Vasco Palmeirim, Laurinda Alves, Margarida Pinto Correia, Vera Fernandes e Pedro Ribeiro.

 

De referenciar que o Global Teacher Prize Portugal é possível através do apoio da Fundação Galp, Delta, Federação  Portuguesa de Futebol, TVI, Rádio Comercial e Observador, Cision, GFK e PwC permitindo assim investir na educação dos jovens e impactando todos os quadrantes da sociedade, promovendo a qualidade de vida das famílias e ajudando a desenvolver uma sociedade mais próspera e sustentável.

 

VEJA TAMBÉM: MOBBYING: INFERNO NO TRABALHO

 

O júri nacional é composto por um leque abrangente de profissionais e especialistas de diversas áreas, que pretende representar os diversos quadrantes e comunidades ligadas à educação em Portugal. Nomeadamente, o presidente honorário do júri, Álvaro Laborinho Lúcio, o presidente do júri, Afonso Mendonça Reis, em representação da organização do Global Teacher Prize Portugal (GTPP), Pedro Carneiro, em representação da comunidade educativa, Sara Rodi, em representação dos pais, João Brites, em representação dos alunos.

 

Saiba mais sobre os finalistas das edições anteriores em www.globalteacherprizeportugal.pt/ no separador “Edições anteriores”.

 

Artigo anterior

As maiores cavernas do mundo

Próximo artigo

Cabelo e pele: os cuidados de beleza essenciais para combater o frio