Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Ghee, a manteiga clarificada de que tanto se fala

Ghee, a manteiga clarificada de que tanto se fala

Há muito que a dúvida persiste e o duelo se mantém... pelo que optar na altura de escolher uma gordura saudável para barrar ou cozinhar?

Pinterest Google+

À primeira vista a escolha pode parecer óbvia, mas não podia ser assim tão fácil! Nos últimos anos, as margarinas e os cremes vegetais para barrar têm sido defendidos por variados profissionais de saúde e fazem excelentes spots publicitários, graças às suas alegadas vantagens. Todas elas associadas à presença de gorduras insaturadas e/ou fitoesteróis, que se sabe terem efeitos positivos a nível da saúde cardiovascular. O que não é mencionado nestes spots publicitários é a existência de inúmeros aditivos alimentares e ácidos gordos trans nas suas composições.

 

Já a manteiga, que tem sido sacrificada, devido ao seu elevado teor em gorduras saturadas, parece aproximar-se muito mais daquilo que é considerado um alimento autêntico, com menos processamento e menor número de aditivos alimentares. Na próxima vez que passar pelo supermercado aproveite e espreite o rótulo nutricional de cada um.

 

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER O SEU FILHO ACEITAR NOVOS SABORES

 

Só para baralhar, os estudos científicos apontam evidencias de que as gorduras saturadas, se consumidas de forma moderada, não apresentam riscos acrescidos a nível cardiovascular. Temos como prova disso o óleo de coco, que afinal de contas é também rico em gorduras saturadas, sabia?

 

Bom…. posto isto… o que fazer agora? Se quer a minha opinião, a minha resposta é: manteiga ghee. Sabe do que estou a falar? Quem frequenta lojas específicas de produtos naturais ou os novos supermercados biológicos espalhados um pouco pela cidade, já se deparou certamente com manteiga clarificada ou ghee à venda.

 

Pois eu já… e por vezes fico desmotivada pelo preço que estes produtos apresentam. É verdade é mais fácil pegar da prateleira e levar diretamente para a cozinha, pronta a utilizar, mas sai-nos bem mais em conta se clarificarmos a nossa manteiga em casa. Se pensar bem… o trabalho não é muito, nem o grau de dificuldade… é tudo uma questão de tempo e paciência.

Artigo anterior

Quer assistir a um jogo do Bayern de Munique num quarto luxuoso… no próprio estádio?

Próximo artigo

10 coisas para as mulheres fazerem num salão erótico