Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Ghee, a manteiga clarificada de que tanto se fala

Ghee, a manteiga clarificada de que tanto se fala

Há muito que a dúvida persiste e o duelo se mantém... pelo que optar na altura de escolher uma gordura saudável para barrar ou cozinhar?

Pinterest Google+

Os nutricionistas há muito que defendem o azeite, e ultimamente o óleo de coco tem também ganho alguma notoriedade entre os entendidos. Já as manteigas, margarinas e cremes vegetais para barrar têm sido completamente dizimados pelas críticas e baralham cada vez mais os consumidores.

 

Por vezes, pode parecer confuso percebermos quais os prós e os contras de cada alimento, ora porque são mais ou menos calóricos, mais ou menos ricos em gorduras saturadas ou insaturadas, pelo grau de processamento, teor em gorduras trans ou presença de aditivos alimentares.

 

VEJA TAMBÉM: E A SUA DIGESTÃO FUNCIONA BEM?

 

Se, por um lado, o avanço das pesquisas cientificas na área da nutrição e saúde faz com que o conhecimento progrida, por outro, pode baralhar quem procura fazer uma alimentação genuinamente saudável.

 

Se há alguns anos os ovos eram o terror do colesterol, hoje são tidos como os “queridinhos” das dietas, se a sardinha antes fazia mal, hoje é um dos peixes gordos salutares que protege o coração, já o leite que era o alimento purificador e essencial desde a primeira infância, hoje nem vê-lo. Mas afinal onde ficamos?

 

VEJA TAMBÉM: ESTÁ COM FOME? CONHEÇA ESTES ALIMENTOS SUBSTITUTOS DA CARNE

 

Manteigas ou margarinas? Gorduras boas, gorduras más…. o duelo parece ser interminável! Confesso-vos que se não fosse nutricionista eu própria estaria completamente perdida.

 

Desmistificando conceitos

– A manteiga é uma gordura de origem animal, obtida a partir do leite de vaca,  rica em ácidos gordos saturados e colesterol.

– A margarina e cremes vegetais para barrar são gorduras de origem vegetal, obtidas a partir do girassol, soja, milho, entre outros, ricas em ácidos gordos mono e polinsaturados.

Artigo anterior

O sol já aparece e estas gordurinhas não desaparecem...

Próximo artigo

10 coisas para as mulheres fazerem num salão erótico