Home»FOTOS»Gastronomia, cultura e tradições: Aldeias Históricas voltam à festa em 2021

Gastronomia, cultura e tradições: Aldeias Históricas voltam à festa em 2021

A cultura, a gastronomia, as tradições, os costumes, o património, as lendas e os mitos de cada uma das 12 aldeias que integram a rede voltam a ser o mote para mais uma edição do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, com participação presencial e live streaming.

Pinterest Google+
PUB

As festas estão de regresso às Aldeias Históricas de Portugal. Entre junho e novembro, a cultura, a gastronomia, as tradições, os costumes, o património, as lendas e os mitos de cada uma das 12 aldeias que integram a rede, voltam a ser o mote para mais uma edição – a quinta! – do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. Uma dúzia de eventos que estão a ser preparados para a participação presencial de público, ainda que mantendo a aposta no “live streaming”, que se revelou um sucesso em 2020. veja imagens na galeria acima.

 

Quando o desconfinamento for uma realidade, às Aldeias Históricas de Portugal não faltam argumentos para serem um dos destinos de eleição dos portugueses. Para além da maior segurança que um destino não-massificado proporciona, há muitos segredos para descobrir ou simplesmente redescobrir: a História e o património edificado; a natureza ainda intacta pronta a ser experienciada em atividades de lazer, desporto ou aventura; a gastronomia e os vinhos identitários; mas também diferentes propostas de cultura e animação.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ CONHECE AS 12 ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL?

 

Nesse particular, destaque para o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. Uma iniciativa que, pelo quinto ano consecutivo, celebra e promove o património cultural material e imaterial das Aldeias Históricas de Portugal, através de uma programação cultural assente em animações diversas, como visitas teatralizadas, workshops, novo circo, música e, claro, na gastronomia.

 

Com início a 5 de junho, em Trancoso, e término a 6 de novembro, em Monsanto, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” percorre as 12 Aldeias Históricas que compõem a rede. E à semelhança das edições anteriores, como ponto de partida de cada evento estará sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia, como uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. Ou seja, a História, mas também as estórias e as lendas do território vão sair dos livros e do imaginário da comunidade e ganhar vida nas ruas de cada aldeia.

 

VEJA TAMBÉM: ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL SÃO O ÚNICO DESTINO EM REDE NO MUNDO COM CERTIFICAÇÃO BIOSPHERE DESTINATION

 

 

No entanto, independentemente da abertura do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” ao público presencial, os eventos voltarão a beneficiar de cobertura “live streaming”. Uma aposta de enorme sucesso em 2020, como confirmam os números: quase meio milhão de pessoas alcançadas em 14 países e quase 82.000 minutos de visualizações. Ou seja, um tempo total que corresponde a cerca de 55 dias de visualizações!

 

O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” começa em Trancoso, no dia 5 de junho, seguindo-se Castelo Novo (19 de junho), Castelo Mendo (26 de junho), Sortelha (3 de julho), Belmonte (10 de julho), Almeida (17 de julho), Linhares da Beira (31 de julho), Castelo Rodrigo (28 de agosto), Marialva (18 de setembro), Piódão (25 de setembro), Idanha-a-Velha (30 de outubro) e Monsanto (6 de novembro).

 

Artigo anterior

Guia ajuda a criar ambientes favoráveis aos polinizadores nas cidades

Próximo artigo

David Sassoli: «Pandemia aumentou desigualdades e pode ter destruído décadas de conquistas dos direitos das mulheres»