Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Gamers portugueses ensinam os jovens a ‘fintar o cancro do testículo’

Gamers portugueses ensinam os jovens a ‘fintar o cancro do testículo’

Campanha da Associação Portuguesa de Urologia alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro que mais jovens afeta no país.

Pinterest Google+

A Associação Portuguesa de Urologia alerta para a importância do diagnóstico precoce e incentiva o autoexame do cancro do testículo, através de uma campanha no mundo dos videojogos online.

 

Sob o conceito “Real life tutorial”, os gamers portugueses criaram conteúdos nas suas redes sociais (Youtube, Twitch e Instagram), nos quais anunciaram a explicação de uma nova jogada para o mais conhecido jogo de futebol de consola do mundo. De forma surpreendente, o vídeo acaba por revelar que o movimento explicado neste tutorial não se destina a fintar alguém no jogo, mas sim um adversário muito mais comum na vida dos jovens portugueses: o cancro do testículo.

 

No final, os jovens são convidados a repetir aqueles movimentos de forma regular no seu dia-a-dia e que caso encontrem alguma alteração, devem contactar os seus médicos.

 

Esta doença afeta cerca de 200 novas pessoas a cada ano e é o cancro mais comum nos jovens portugueses (15-35 anos). Apesar destes números, continua a apresentar uma taxa de cura elevada quando é detetado (cerca de 95%), mesmo em estado avançado. Quanto mais cedo for descoberto melhor e, por essa razão, a APU incentiva os jovens a fazer o seu autodiagnóstico de forma a prevenir problemas de saúde mais grave.

 

Sabendo do crescimento do esports em Portugal e da grande maioria dos fãs serem jovens dos 15 aos 28 anos, a Associação Portuguesa de Urologia juntou-se aos principais nomes do gaming em Portugal para abordar o assunto de uma forma que os jovens entenderão melhor do que nunca.

 

A ação criada pela agência Havas Portugal, promoveu a parceria entre os maiores gamers de esports do país como PedroTim23, Tuga810 (atual 19º melhor jogador de FIFA e número 1º Português na plataforma da Ps4), Marley 1904Meck 90Psylocke22, Daizer e Ric Fazeres, e contou com o apoio científico da Associação Portuguesa de Urologia. Os vídeos estão disponíveis nos respetivos canais de cada gamer,

 

 

Artigo anterior

Manual para as boas compras de Natal

Próximo artigo

Como preservar a linha nas festividades de Natal