Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Gamers portugueses ensinam os jovens a ‘fintar o cancro do testículo’

Gamers portugueses ensinam os jovens a ‘fintar o cancro do testículo’

Campanha da Associação Portuguesa de Urologia alerta para a importância do diagnóstico precoce do cancro que mais jovens afeta no país.

Pinterest Google+
PUB

A Associação Portuguesa de Urologia alerta para a importância do diagnóstico precoce e incentiva o autoexame do cancro do testículo, através de uma campanha no mundo dos videojogos online.

 

Sob o conceito “Real life tutorial”, os gamers portugueses criaram conteúdos nas suas redes sociais (Youtube, Twitch e Instagram), nos quais anunciaram a explicação de uma nova jogada para o mais conhecido jogo de futebol de consola do mundo. De forma surpreendente, o vídeo acaba por revelar que o movimento explicado neste tutorial não se destina a fintar alguém no jogo, mas sim um adversário muito mais comum na vida dos jovens portugueses: o cancro do testículo.

 

No final, os jovens são convidados a repetir aqueles movimentos de forma regular no seu dia-a-dia e que caso encontrem alguma alteração, devem contactar os seus médicos.

 

Esta doença afeta cerca de 200 novas pessoas a cada ano e é o cancro mais comum nos jovens portugueses (15-35 anos). Apesar destes números, continua a apresentar uma taxa de cura elevada quando é detetado (cerca de 95%), mesmo em estado avançado. Quanto mais cedo for descoberto melhor e, por essa razão, a APU incentiva os jovens a fazer o seu autodiagnóstico de forma a prevenir problemas de saúde mais grave.

 

Sabendo do crescimento do esports em Portugal e da grande maioria dos fãs serem jovens dos 15 aos 28 anos, a Associação Portuguesa de Urologia juntou-se aos principais nomes do gaming em Portugal para abordar o assunto de uma forma que os jovens entenderão melhor do que nunca.

 

A ação criada pela agência Havas Portugal, promoveu a parceria entre os maiores gamers de esports do país como PedroTim23, Tuga810 (atual 19º melhor jogador de FIFA e número 1º Português na plataforma da Ps4), Marley 1904Meck 90Psylocke22, Daizer e Ric Fazeres, e contou com o apoio científico da Associação Portuguesa de Urologia. Os vídeos estão disponíveis nos respetivos canais de cada gamer,

 

 

Artigo anterior

Somos mulheres, somos cíclicas

Próximo artigo

Dormir dentro de quatro paredes geladas (literalmente)