Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Funchal e Lisboa entre os finalistas a ‘Capital Verde Europeia 2019’

Funchal e Lisboa entre os finalistas a ‘Capital Verde Europeia 2019’

Portugal conta com duas cidades candidatas ao galardão da Comissão Europeia que visa distinguir cidades com práticas ambientais exemplares, inovadores e sustentáveis na Eu-ropa.

Pinterest Google+

Funchal e Lisboa estão entre as 14 cidades europeia finalistas ao prémio ‘Capital Verde Europeia 2019’, promovido pela Comissão Europeia.

 

Até abril de 2017, serão analisadas as práticas e iniciativas futuras a nível ambiental dos candidatos ao prémio. O galardão da Comissão Europeia, que pretende homenagear cidades com práticas ambientais exemplares, inovadores e sustentáveis, será válido para 2019.

 

Veja também: As portas do Funchal

 

Depois de ponderada deliberação do júri, foram selecionadas 14 cidades. Para além de Lisboa e do Funchal, estão também a concurso Sevilha (Espanha), Estrasburgo (França), Bolonha e Florença (Itália), Ghent (Bélgica), Oslo (Noruega), Lahti (Finlândia), Breslávia (Polónia), Tallinn (Estónia), Pécs (Hungria), Kamez (Albânia) e Arad (Roménia).

 

A Comissão Europeia irá avaliar as iniciativas futuras e as práticas desenvolvidas pelos finalistas até abril de 2017, num prémio que é anual, mas que implica uma candidatura com três anos de antecedência.

 

Veja também: ‘Verdura’ é a cor eleita pela Pantone para 2017

 

Serão avaliados 12 domínios, nomeadamente: mitigação e adaptação de alterações climáticas, transporte local, áreas urbanas verdes que incorporem o uso sustentável do terreno; natureza e biodiversidade, qualidade ambiental do ar, produção e gestão do lixo, gestão da água, tratamento de águas residuais, eco-inovação e empregos sustentáveis, performance do sector da energia e gestão ambiental integrada.

 

Artigo anterior

'Verdura' é a cor eleita pela Pantone para 2017

Próximo artigo

'Verdura' nos desfiles de moda para a primavera/verão 2017