Home»BEM-ESTAR»RECEITAS»Folar de enchidos do chef Fábio Alves

Folar de enchidos do chef Fábio Alves

Uma receita tradicional da Páscoa para toda a família proposta pelo chef Fábio Alves, do restaurante SUBA, localizado no piso superior do hotel Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa.

Pinterest Google+
PUB

Ingredientes

.1kg de farinha

.12 ovos

.100gr de manteiga

.150gr de banha de porco

.30gr de azeite

.30gr de fermento Padeiro

.Q.B de sal

.5ml de água ardente

.300gr presunto

.200gr de linguiça

.200gr salpicão

 

Preparação

Colocar os ovos em água morna, derreter a manteiga e a banha, e dissolver o fermento com um pouco de água morna, juntamente com a água ardente. Num recipiente, colocar a farinha, fazer uma cavidade e adicionar o fermento, a banha e a manteiga, envolver tudo e, por fim, adicionar os ovos.

 

Polvilhar uma bancada com farinha e deitar para lá o preparado. Amassar e trabalhar de uma forma energética a massa, polvilhando com farinha se necessário. Quando a massa já não se agarrar à bancada, nem às mãos, está pronto.

 

Colocar o forno a 50º e colocar lá a massa a levedar, tapada com um pano, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (o ideal do ponto de levedura é a massa crescer o dobro da forma inicial).

 

De seguida, dividir a massa em duas partes iguais, esticar com a mão, juntar os enchidos cortados em cubos, enrolar a massa, colocar no tabuleiro, e levar ao forno a levedar mais 30 minutos. Pincelar com ovo, e levar ao forno a 180º durante aproximadamente 1 hora.

 

 

Artigo anterior

Cortar o cabelo com lua cheia: boa ideia ou mito?

Próximo artigo

Há vários tipos de azeite. Sabe escolher o certo?