Home»FOTOS»Finlândia é o país mais feliz do mundo em 2018

Finlândia é o país mais feliz do mundo em 2018

A felicidade continua a gostar de ‘viver a norte’. Já foi a Dinamarca (2014, 2015 e 2016), depois a Noruega (2017) e agora é a vez da Finlândia ser considerada o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório da Felicidade Mundial que mede o nível em que um país está em termos de felicidade e que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas. Portugal também subiu bastante e passou do 89º para o 77º lugar.

Pinterest Google+

Num ano, a Finlândia galgou do 5º lugar para a liderança da tabela do Relatório da Felicidade Mundial, que desde 2012 mede o nível em que um país está em termos de felicidade e que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas. (Conheça o top 20 na galeria acima).

 

Portugal também está incluído nesta análise a 156 países e também subiu bastante: passou do 89º para o 77º lugar. O ranking surge pela combinação de vários fatores, como alta expetativa de vida, apoio social, satisfação no local de trabalho, generosidade, liberdade para tomar decisões de vida, perceção de baixos níveis de corrupção, entre outros.

 

VEJA TAMBÉM: CATARINA LUCAS: «A FELICIDADE É DIFÍCIL DE DEFINIR E MAIS FÁCIL DE SENTIR»

 

O relatório deste ano – divulgado dias antes do Dia Internacional da Felicidade assinalado a 20 de março – destaca a emigração constante no mundo globalizado de hoje em dia, em que as pessoas procuram precisamente dias mais felizes noutros países. Continua também a migração interna do campo par as cidades em grande parte dos países desenvolvidos.

 

«Existem grandes lacunas na felicidade entre países, e estas continuarão a criar grandes pressões para migrar. Em geral, aqueles que se mudam para países mais felizes do que os seus próprios ganharão em felicidade, enquanto que aqueles que se mudam para mais infelizes tendem a perder felicidade», pode ler-se no relatório.

 

VEJA TAMBÉM: HÁBITOS QUE COMPROMETEM A SUA FELICIDADE

 

Mas quanto ao ranking de 2018, há mudanças de lugares, mas os protagonistas não mudam. Assim, em segundo lugar está a Noruega, depois a Dinamarca, em 4ºlugar a Islândia e em 5º a Suíça.

 

Quanto aos países mais infelizes do mundo, o relatório de 2018 indica que são o Burundi (156º), República Central Africana (155º), Sudão do Sul (154º), Tanzânia (153º) e Iémen (152º). Veja o top 20 deste ano na galeria acima.

 

Artigo anterior

Donatella Versace distinguida pelo seu papel na moda internacional

Próximo artigo

Níveis elevados de Vitamina D associado a menor risco de cancro