Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Finger food: conheça esta tendência

Finger food: conheça esta tendência

O hábito de comer com as mãos conquistou um novo significado e ganhou uma nova aplicação na gastronomia, ou seja, cada vez mais esta forma de servir comida é utilizada em eventos, pratos e receitas.

Pinterest Google+

O termo “finger food” provém do inglês e significa “comida para comer com os dedos”. A expressão tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir pequenos aperitivos para comer com a ponta dos dedos, porque segundo consta não queria borrar o batom. Atualmente, comer com as mãos já é uma prática bastante comum pelo mundo, por exemplo, não consigo imaginar alguém a comer um pastel de nata ou mesmo um cachorro-quente com garfo e faca.

 

Há quem considere comer com as mãos um comportamento pouco elegante em determinadas situações, especialmente em eventos e comemorações mais especiais. Hoje em dia, o hábito de comer com as mãos conquistou um novo significado e ganhou uma nova aplicação na gastronomia, ou seja, cada vez mais são utilizados em eventos pratos/receitas de finger food.

 

A tendência

Simples, saboroso e elegante com um toque requintado, o finger food já é um dos estilos de petiscos mais utilizados nos mais diversos eventos/comemorações. Os alimentos normalmente são servidos em colheres, pequenos copos, palitos ou em qualquer outro utensílio que se possa usar com criatividade.

 

As receitas de finger food vão desde pequenas espetadas e canapés até miniaturas de receitas mais elaboradas. Por ser prático e possibilitar que as pessoas comam em pé, desde o início da sua aplicação que teve uma ótima aceitação por todas as pessoas.

 

Posso mesmo dizer que simplifica a maneira de servir, e sem “ferir” a etiqueta oferece pequenas preparações em grande estilo…tornou-se por isso numa ótima opção para qualquer ocasião. O que explica, atualmente, a adesão a este estilo tanto em festas como em outros eventos.

 

VEJA TAMBÉM: AS TENDÊNCIAS ALIMENTARES PARA 2019 TRAZEM MUITAS PROPOSTAS ALTERNATIVAS

 

As vantagens

Servir finger food num evento ou numa comemoração traz diversas vantagens para quem opta por este estilo:

 

– É uma opção bastante económica, já que reduz aqueles gastos desnecessários e dispensa a preocupação com a louça utilizada, que deveria ser lavada antes e depois do evento.

 

– Pode servir pequenas porções de alimentos, e assim dá a liberdade aos convidados de degustarem das várias iguarias apresentadas, ou seja, pode-se oferecer, numa mesma refeição (ou evento/comemoração), várias receitas com os mais variados sabores e apresentações.

 

As preparações de finger food tanto podem ser servidas frias, como quentes, dependendo da receita escolhida. Vale a pena lembrar que uma boa escolha dos utensílios utilizados como “base” ou “suporte” dessa preparação (ou desse alimento) pode ajudar na decoração do evento tornando-o mais requintado, glamouroso, colorido e principalmente criativo.

 

Delicie com algumas receitas

Veja em seguida algumas das receitas que pode oferecer aos seus convidados numa festa, evento ou comemoração que organize.

Artigo anterior

Aldeias Históricas de Portugal estão mais acessíveis e inclusivas

Próximo artigo

Salmão ao limão