Home»FOTOS»Filipinas, a Tailândia e Japão mostram laços com Portugal no Museu do Oriente

Filipinas, a Tailândia e Japão mostram laços com Portugal no Museu do Oriente

Reza a lenda que a exuberante dança Sinulog remonta à chegada de Fernão de Magalhães às Filipinas, em 1521, e à introdução do Cristianismo no território. Esta e outras atividades vão ser apresentadas no decorrer do mês de abril, mostrando os laços que existem entre estes dois lados do mundo.

Pinterest Google+

É com as Filipinas (8 abril), a Tailândia (15 abril) e o Japão (22 abril) que continuam os festejos do 10º aniversário do Museu do Oriente e dos 30 anos da Fundação Oriente, com um conjunto de iniciativas centradas nas culturas destes países. Aos domingos, a entrada no museu e as atividades são gratuitas. (Veja imagens na galeria acima).

 

No domingo, 8 de abril, dedicado às Filipinas, a não perder as demonstrações da exuberante dança Sinulog que, reza a lenda, remonta à chegada de Fernão de Magalhães à ilha de Cebu, em 1521, e à introdução do Cristianismo no território. Oficinas para crianças, sessões de histórias tradicionais contadas e animadas e uma exposição de produtos típicos e artesanato completam o programa que termina, às 17.00, com o concerto “Uma tarde de serenata”.

 

VEJA TAMBÉM: ESCAPADINHA: DESCUBRA A NATUREZA EUROPEIA NESTES DEZ BELOS PARQUES NACIONAIS

 

Sob a égide da Tailândia, as atividades de 15 de abril são marcadas pelo Songkran, ou Ano Novo. Em honra desta data, os visitantes do Museu podem assistir a uma cerimónia tradicional budista tailandesa, que inclui oferendas e a purificação com água da imagem de Buda e dos monges.

 

A cargo do monge Ajah Vajiro, do mosteiro Sumedharama, a conferência “A vida de um monge budista tailandês” e a sessão de meditação guiada oferecem ainda um olhar privilegiado sobre esta forma de espiritualidade. Para os mais novos, há oficinas para construir “Amuletos de Amor” e outras surpresas, sessões de contos e jogos tradicionais tailandeses para descobrir. Para além do programa de dia 15, “Lendas da Terra dos Sorrisos”, um espetáculo de danças tradicionais pelo Grupo de Dança Tradicional do Bunditpatanasilpa Institute, terá lugar a 11 de maio.

 

VEJA TAMBÉM: CEREJEIRAS EM FLOR: PROGRAMAS PARA TODA A FAMÍLIA NO FUNDÃO

 

Com a sua cultura milenar e laços históricos com Portugal, o Japão protagoniza o programa de domingo, 22 de abril. Oficinas de contos para crianças, workshops de língua japonesa, técnicas artesanais e caligrafia dão a conhecer e experimentar diferentes práticas e tradições.

 

Mergulhando numa das artes maiores no Japão, o mestre calígrafo Taku Kosugi conduz a palestra “A Terapia da Arte”. Às 18.30, o concerto “Zuihitsu” revela a sonoridade ímpar da flauta japonesa shakuhachi, com acompanhamento ao piano. O espectáculo dos icónicos Taiko Drums do Monte Fuji, pelo grupo Ondekoza, terá lugar a 24 e 25 de maio. A programação comemorativa Museu em Festa decorre até 27 de maio, no Museu do Oriente.  Programação completa em museudooriente.pt.

Artigo anterior

Será que os opostos se atraem mesmo?

Próximo artigo

Na falta de sapatos coloridos e elegantes… esta portuguesa criou uma nova marca