Home»FOTOS»Festival Nacional de Gastronomia regressa com muitos sabores e novidades

Festival Nacional de Gastronomia regressa com muitos sabores e novidades

De 18 a 28 de novembro, jantares com chefs conceituados, tasquinhas típicas de todo o país, música, conferências e debates vão ter lugar naquele que é considerado um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa.

Pinterest Google+
PUB

O Festival Nacional de Gastronomia está de volta, de 18 a 28 de novembro, em Santarém, com um amplo leque de atividades para esta que a sua 40ª edição. Por lá, poderá encontrar muitos sabores e também artesanato, cultura, música, espetáculos, apresentação de livros, debates, exposições, ‘showcookings’, conferências, vinhos e cinco jantares gastronómicos com chefs galardoados.

 

Considerado como o “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses” e um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa,  o certame volta a receber o melhor da tradição gastronómica nacional, na Casa do Campino.

 

Para além dos 11 restaurantes que representam Portugal de Norte a Sul de Portugal, passando pelas ilhas, este ano, o Festival tem um espaço dedicado aos restaurantes de Santarém. Todos os dias, o espaço é ocupado por um restaurante que dá a conhecer a gastronomia da região.

 

VEJA TAMBÉM: TIRE AS MELHORES FOTOS DE COMIDA PARA AS REDES SOCIAIS

 

As novidades da 40ª edição

Nesta edição, o Festival apresenta o “Jantar com o Chef”, com nomes bastante conhecidos do mundo gastronómico. No primeiro dia, o jantar é servido por Rodrigo Castelo, dia 19 de novembro é servido a 4 mãos por Vasco Coelho e Inga Martin e no dia 20, por Ljubomir Stanisic. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, o jantar é servido por Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro, terminando no dia 27 com Chakall.

 

Uma outra novidade é o espaço “Livraria” onde vão ser lançados livros e promovidas sessões de autógrafos sobre gastronomia e onde se pode visitar a exposição sobre a história dos 40 anos do Festival.

 

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, desde a idade de amamentação até aos 10 anos, vai contar ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais como o de ‘Entradas’, ‘Sopas’, ‘Leitões”, ‘Marisco’, ‘Sobremesas’, ‘Frango Assado’, ‘Pastéis e Empadas’, e ‘Pratos Cozinhados’, entre outros.

Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão também ser assinalados com diversos concertos: Black Mamba, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco, Ricardo Gama & João Correia e Jessica Pina.

 

O presidente do município, Ricardo Gonçalves, destaca que “esta é a 40ª edição de um certame que reúne à mesa todas as regiões do país. Além de ser o maior festival nacional de gastronomia, foi eleito como um dos melhores 25 festivais gastronómicos da Europa, um importante reconhecimento e uma excelente forma de assinalar os 40 anos deste importante evento, que ganha, cada vez mais, dimensão nacional e internacional”.

 

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, João Leite, afirma: “Durante 11 dias, Portugal vai estar à mesa em Santarém, com o melhor da gastronomia nacional a passar pelas 12 tasquinhas que representam municípios e regiões do continente e das ilhas. Vamos ainda assinalar 4 décadas numa só edição, com atividades de excelência subordinadas ao tema da gastronomia que pretendem reforçar o posicionamento da cidade como a “Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa”.

 

Para mais informações, como programação diária, horários, preços, restaurantes presentes, entre outros pode aceder ao site www.festivalnacionaldegastronomia.pt.

 

Artigo anterior

Viver mais 10 anos: um dos múltiplos efeitos de deixar de fumar

Próximo artigo

As lições que as crianças nos ensinam sobre felicidade e o que as marcas podem aprender com isso