Home»FOTOS»Festival Nacional de Gastronomia de Santarém transforma-se em ‘Sabores e Saberes – 40 anos de história’

Festival Nacional de Gastronomia de Santarém transforma-se em ‘Sabores e Saberes – 40 anos de história’

De forma inovadora, os restaurantes que ao longo das últimas décadas têm participado no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém vão confecionar os seus pratos nos restaurantes locais desta cidade. Até 25 de outubro vão ainda passar por Santarém vários chefs reputados, como José Avillez, Rui Paula e Vitor Matos. O evento conta ainda com provas de vinho, momentos musicais, entre muitas outras atividades.

Pinterest Google+

Devido à pandemia que assola o mundo, este ano o tradicional Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, que celebra o 40º aniversário, surge com novas roupagens. Trata-se do evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, que, de 15 a 25 de outubro, na Casa do Campino e na restauração local, celebra o património gastronómico português.

 

De forma inovadora, todos os dias, os restaurantes, que ao longo das últimas décadas têm participado no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, vão confecionar os seus pratos nos restaurantes locais de Santarém, colocando à disposição de toda a população a possibilidade de provar a gastronomia nacional na restauração local.

 

Os “Jantares Sabores e Saberes” serão outro momento alto do evento, confecionados pelos chefs José Avillez, um dos 100 melhores do mundo, Rui Paula, com duas estrelas Michelin, Vitor Matos, premiado nacional e internacionalmente, tendo também com uma estrela Michelin, Miguel Gameiro, chef e Cantor, e Rodrigo Castelo e Filipe Pina, conhecidos chefs de Santarém, que conquistaram diversos prémios nacionais ao longo dos últimos anos.

 

VEJA TAMBÉM: TIRE AS MELHORES FOTOS DE COMIDA PARA AS REDES SOCIAIS

 

Herman José irá também efetuar uma demonstração gastronómica com o chef João Correia, abrilhantando o evento com a sua boa disposição. Vários momentos musicais também marcarão o evento com a atuação de Herman José, Miguel Gameiro e os Três Bairros. Realizar-se-ão duas conferências sob os seguintes temas: “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender” e “Jornalismo especializado: da mesa à notícia”.

 

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, refere que “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa. Este evento vem reforçar a estratégia do Município de afirmar Santarém como Capital Nacional da Gastronomia”.

 

VEJA TAMBÉM: NO INVERNO OS AÇORES SÃO AINDA MAIS BELOS

 

João Leite, presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, que organiza o evento, destaca que “o Sabores e Saberes irá ter um importante impacto na economia local, contribuindo para a valorização e afirmação do Concelho de Santarém no contexto nacional e internacional”.

 

O evento terá uma forte componente digital com transmissões online de todas as iniciativas. As medidas de segurança serão uma prioridade. O Plano de Contingência aprovado para o evento prevê uma redução substancial da lotação, bem como, a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto.

 

O programa ser visto em www.viversantarem.pt

Artigo anterior

Passa muito tempo sentado e com dores nas costas? Siga este este guia

Próximo artigo

A importância da limpeza de pele