Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Festival Mental discute saúde mental dos portugueses em várias plataformas

Festival Mental discute saúde mental dos portugueses em várias plataformas

Quatro em cada cinco portugueses sofreram, sofrem ou vão sofrer de um episódio de saúde mental. O tema é trazido à praça pública através de discussão com especialistas e também com recurso ao cinema, às artes e à informação.

Pinterest Google+

O Festival Mental volta a realizar-se em 2020, de 30 de setembro a 4 de outubro, para discutir a saúde mental dos portugueses com especialistas e trazendo o tema à discussão popular através de diferentes plataformas, como o cinema, as artes e a informação.

 

Trata-se de um festival português que visa a discussão pública para diminuir o estigma de um tema cada vez mais falado e que se está a instalar em Portugal: os problemas de saúde mental que estão a pôr em risco 80% dos portugueses.

 

O festival inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks). Atualmente estão abertas as candidaturas direcionadas a curtas-metragens que queiram fazer parte da seleção M-Cinema.

 

VEJA TAMBÉM: A FELICIDADE É EFÉMERA? ESTUDO DIZ QUE É POSSÍVEL PROLONGAR ESTE ESTADO

 

Realizadas no YouTube oficial do Festival Mental, as M-Talks 4ALL começaram a 23 março, apenas 5 dias depois da declaração do 1.º Estado de Emergência em Portugal e em resposta direta da organização do Festival Mental à pandemia da COVID-19, sendo que um dos seus maiores objetivos foi sempre o de alertar para a saúde mental das pessoas numa altura em que estamos focados a combater uma ameaça à saúde física.

 

Desde o início desta iniciativa do Festival Mental que foram realizadas 77 talks, com 77 convidados das mais variadas áreas profissionais, que vão do jornalismo às artes, cinema e literatura, com maior ênfase nos profissionais de saúde mental. No total são mais de 1600 minutos de conteúdo carregado no YouTube do Festival Mental e que podem ser revisitados a qualquer momento.

 

As M-Talks 4ALL são conversas digitais focadas em saúde mental que acontecem de segunda a sexta e que têm como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental trazendo-a à discussão popular através de conversas simples, diretas, sem filtros e com mensagens sentidas e verdadeiras.

 

VEJA TAMBÉM: PSICÓLOGOS DEFINEM NÚCLEO ESCURO DA PERSONALIDADE: SE TEM UM ASPETO NEGATIVO É PROVÁVEL QUE TENHA OUTROS

 

Mostrar as pessoas no seu recolhimento, no seu espaço e sem máscaras é um dos principais trunfos que pode ajudar quem assiste às M-Talks 4ALL a encontrar a sua própria fórmula para ultrapassar um momento em que todos estamos a ser postos à prova e em que as questões associadas à saúde mental são ainda mais relevantes. Este projecto mantém-se até ao final de julho 2020, continuando a integrar uma programação regular e mais convidados semanais, a anunciar em breve.

 

O festival teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de doenças mentais, tendo sempre como pano de fundo o cinema e as artes. Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto. Conheça todo o programa de conversas, oradores e filmes em https://mental.pt/

 

Artigo anterior

Piquenique é elevado a experiência de antigamente nos parques e monumentos de Sintra

Próximo artigo

Cuidados a ter no verão: das picadas às insolações