Home»FOTOS»Festival Islâmico de Mértola regressa hoje com múltiplas alusões ao mundo árabe

Festival Islâmico de Mértola regressa hoje com múltiplas alusões ao mundo árabe

A vila alentejana de Mértola volta a encher-se de cores vibrantes, cheiro a especiarias, sons e melodias árabes, para aquele que é um dos festivais islâmicos mais carismáticos do país. É a 11ª edição deste festival que acontece a cada dois anos.

Pinterest Google+
PUB

O centro histórico de Mértola volta a parecer uma medina árabe, entre os dias 19 e 22 de maio, com o regresso do Festival Islâmico de Mértola, este ano para a sua 11ª edição e após o interregno provocado pela pandemia. (Veja imagens de edições anteriores na galeria acima)

 

As ruas estreitas transformam-se num autêntico souk, um mercado árabe onde não faltam os cabedais, as djellabas, o artesanato árabe, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes árabes e lusitanas. Cobertas de tecidos, as ruas e ruelas tornam-se refúgio num típico para fugir ao calor do sol.

 

VEJA TAMBÉM: MÉRTOLA: PELOS CAMINHOS PERDIDOS DO CONTRABANDO

 

A 11ª edição do Festival Islâmico, que acontece normalmente a cada dois anos, volta a apostar no mercado de rua, na música, nas exposições, nas conferências, no teatro e na gastronomia árabe, para celebrar a herança islâmica desta vila histórica.

 

A música por estes dias celebra o encontro de culturas e, por entre vozes de cante alentejano ouvem-se acordes de alaúdes e o batuque de uma darbuka. As noites do festival são um claro convite à descoberta de novos sons: no cais, no castelo, na praça ou recantos da vila, as noites são feitas de mais música, de música nova, cheia de ritmos ora fulgurantes ora mais intimistas de artistas de todo o mundo árabe. Conheça o programa aqui.

 

 

Artigo anterior

Arrábida: serra, mar e contemplação

Próximo artigo

BeReal: vive a vida tal como ela é e vê os teus amigos como eles são de verdade