Home»FOTOS»Festival internacional de balões de ar quente de regresso ao Alentejo

Festival internacional de balões de ar quente de regresso ao Alentejo

De 6 a 12 novembro, 34 equipas de vários países vão colorir os céus alentejanos. Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor serão as localidades anfitriãs do festival. E este ano com uma experiencia noturna.

Pinterest Google+

O Festival Internacional Balões de Ar Quente volta pelo 21º ano consecutivo ao norte alentejano, reunindo participantes oriundos de diversos países europeus. A 21ª edição do festival terá lugar em Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor, no Alentejo, de 6 a 12 de novembro, prometendo colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar.

 

Nesta edição, o evento contará com a participação de 34 equipas de vários países (Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo). Aníbal Soares, piloto profissional, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que «é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 21 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo». Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela «promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas», conclui.

 

Veja também: LEGO: Todos os caminhos vão dar a Corroios

 

Durante o 21º Festival Internacional Balões de Ar Quente os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para a ASBIHP –  Associação de Spina BiÍida e Hidrocefalia Portuguesa – e/ou Bombeiros dos Concelhos aderentes. Para realizar um voo livre no âmbito do festival, os interessados devem adquirir um voucher solidário, entrando diretamente em contacto com as instituições referidas.

 

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente duas sessões de Night Glow, um espetáculo noturno que é muitas vezes considerado o clímax de um festival de balões de ar quente. Os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música.

 

Veja também: Festival do Cogumelo no Fundão

 

A organização irá ainda proporcionar a todos os interessados a experiência de voar num voo cativo – voo preso apenas com subidas e descidas – todos os dias durante o evento sempre que as condições meteorológicas assim o permitam, em local e hora a designar na página oficial do evento no Facebook Outra novidade é a presença da Herdade Fonte Paredes que irá estar presente nos pontos de encontro a oferecer provas de vinhos a todos os que queiram usufruir do melhor que o Alentejo tem para oferecer.

 

A organização do festival cabe à Publibalão e é coorganizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em novembro de 2012, sendo a primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo.  Veja imagens na galeria acima e saiba mais em https://www.facebook.com/FESTIVALIBAQ

 

Artigo anterior

Torricado com Bacalhau Assado para saborear em Vila Franca de Xira

Próximo artigo

Alimento é vida – letra A