Home»FOTOS»Festival Imaginário junta famílias, arte e natureza em Sintra

Festival Imaginário junta famílias, arte e natureza em Sintra

O objetivo é despertar a imaginação de miúdos e graúdos através de várias atividades culturais participativas. Marionetas gigantes, circo e teatro são algumas das atrações. A primeira edição do festival arranca a 31 de maio.

Pinterest Google+

Marionetas gigantes, um suspensório sonoro, contadores de histórias, teatro, circo, ioga e outros espetáculos para bebés, workshops, música e dança são alguns dos programas que pretendem fazer do Festival Imaginário um evento único e inesquecível para toda a família. A Quinta da Ribafria, uma quinta histórica na vila,  irá acolher a primeira edição do evento que decorre nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho.

 

No ano dos festejos do 20.º aniversário, a Associação Cultural BYfurcação cria em Portugal um festival inovador que junta crianças e adultos na descoberta de um imaginário, através das artes e da natureza. «O Festival Imaginário é o primeiro festival de artes dedicado exclusivamente a famílias, realizado em Sintra, que convida os participantes, crianças de todas as idades e adultos, a partilhar experiências. O objetivo é despertar a imaginação de miúdos e graúdos através de várias atividades culturais participativas», explica Paulo Cintrão, diretor artístico do evento. Veja imagens na galeria acima.

 

VEJA TAMBÉM: DE CHAVES A FARO: ROTEIRO DE AUTOCARAVANA PELA ESTRADA MAIS COMPRIDA DE PORTUGAL

 

Integrado num cenário de grande beleza natural, o festival pretende ainda sensibilizar para a importância da preservação da natureza e convidar as famílias a redescobrir o espaço verde, através de atividades, performances e exposições inusitadas que prometem despertar a curiosidade e a imaginação. No primeiro dia, entre as 10h00 e as 17h00, o festival de artes terá atividades destinadas às escolas e à população sénior, como teatro, música ‘folk’ ou dança adaptada para os mais idosos.

 

A abertura oficial acontece às 22h00 com o espetáculo “LÚMEN: Uma história de AMOR”, uma narrativa musical interpretada por marionetas gigantes iluminadas, que vêm de Alcobaça para percorrer o centro histórico de Sintra. Neste espetáculo, aberto ao público, vão participar cerca de 50 voluntários, responsáveis por manobrar as estruturas com quase cinco metros de altura pelas ruas da vila, e ainda uma banda que acompanhará com música ao vivo todo o espetáculo.

 

Vinda diretamente de Espanha, a companhia d’Click aterra em Sintra para estrear “Isla”, um espetáculo de novo circo que parte do sonho e da alucinação de três personagens náufragos que vão criar estratégias inusitadas para superar os limites das suas próprias ilhas.

 

VEJA TAMBÉM: MAIS DE 4000 SUPER-HERÓIS VÃO CORRER E DAR COR AO PORTO

 

Os museus de Sintra também se mudam de armas e bagagens para o recinto, promovendo workshops relacionados com as suas coleções.  Espetáculos de teatro incluem a companhia Som do Algodão com propostas únicas para a primeira infância; as Monda, teatro música, e o espetáculo Gira Mundo da companhia Teatro Quadrilha. A música vai também invadir a quinta da Ribafria, com o coro infantil Sintra Voci, os Farrafanfarra e os Dahú (música e baile folk).

 

Além dos espetáculos, há um vasto leque de outras atividades: o Movimento Claro Sintra promove uma caminhada de recolha de lixo, a associação Plantar uma Árvore fará workshops e do norte vêm as curtas metragens que marcaram as últimas edições do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.  O Festival Imaginário encerra no dia 2 de junho com a atuação dos Magano, a partir das 17h00, com a sua reinterpretação das melodias tradicionais alentejanas.

 

VEJA TAMBÉM: QUER UMA ESCAPADELA REVIGORANTE ÀS PORTAS DE LISBOA?

 

O evento conta com a apoio da Câmara Municipal, da Fundação Cultursintra e dos Parques Monte da Lua, bem como dos museu e bibliotecas de Sintra e de outras entidades locais, como o Movimento Claro Sintra, o Conservatório de Música de Sintra, a Associação Plantar uma Árvore e a Escola Secundária Santa Maria, cujos alunos do curso de Artes do Espetáculo irão animar o espaço do festival.

 

Os bilhetes custam 5€ (crianças com mais de 5 anos e séniores +65 anos), 10€ para adultos e podem ser adquiridos na ticketline, através o email: reservas@byfurcacao.pt ou no local nos dias do evento. Existem também descontos que podem ser consultados no site do festival.

 

Artigo anterior

DGS explica como deixar de fumar em 15 passos

Próximo artigo

Figuras públicas juntam-se na promoção de um mundo sem tabaco