Home»FOTOS»Festival Imaginário junta famílias, arte e natureza em Sintra

Festival Imaginário junta famílias, arte e natureza em Sintra

O objetivo é despertar a imaginação de miúdos e graúdos através de várias atividades culturais participativas. Marionetas gigantes, circo e teatro são algumas das atrações. A primeira edição do festival arranca a 31 de maio.

Pinterest Google+

Marionetas gigantes, um suspensório sonoro, contadores de histórias, teatro, circo, ioga e outros espetáculos para bebés, workshops, música e dança são alguns dos programas que vão fazer do Festival Imaginário um evento único e inesquecível para toda a família. Uma quinta histórica em Sintra irá acolher a primeira edição do evento que decorre nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho: a Quinta da Ribafria.

 

No ano dos festejos do 20.º aniversário, a Associação Cultural BYfurcação cria em Portugal um festival inovador que junta crianças e adultos na descoberta de um imaginário, através das artes e da natureza. «O Festival Imaginário é o primeiro festival de artes dedicado exclusivamente a famílias, realizado em Sintra, que convida os participantes, crianças de todas as idades e adultos, a partilhar experiências. O objetivo é despertar a imaginação de miúdos e graúdos através de várias atividades culturais participativas», explica Paulo Cintrão, diretor artístico do evento. Veja imagens na galeria acima.

 

VEJA TAMBÉM: DE CHAVES A FARO: ROTEIRO DE AUTOCARAVANA PELA ESTRADA MAIS COMPRIDA DE PORTUGAL

 

Integrado num cenário de grande beleza natural, o festival pretende ainda sensibilizar para a importância da preservação da natureza e convidar as famílias a redescobrir o espaço verde, através de atividades, performances e exposições inusitadas que prometem despertar a curiosidade e a imaginação. No primeiro dia, entre as 10h00 e as 17h00, o festival de artes terá atividades destinadas às escolas e à população sénior, como teatro, música ‘folk’ ou dança adaptada para os mais idosos.

 

A abertura oficial acontece às 22h00 com o espetáculo “LÚMEN: Uma história de AMOR”, uma narrativa musical interpretada por marionetas gigantes iluminadas, que vêm de Alcobaça para percorrer o centro histórico de Sintra. Neste espetáculo, aberto ao público, vão participar cerca de 50 voluntários, responsáveis por manobrar as estruturas com quase cinco metros de altura pelas ruas da vila, e ainda uma banda que acompanhará com música ao vivo todo o espetáculo.

 

Vinda diretamente de Espanha, a companhia d’Click aterra em Sintra para estrear “Isla”, um espetáculo de novo circo que parte do sonho e da alucinação de três personagens náufragos que vão criar estratégias inusitadas para superar os limites das suas próprias ilhas.

 

VEJA TAMBÉM: MAIS DE 4000 SUPER-HERÓIS VÃO CORRER E DAR COR AO PORTO

 

Os museus de Sintra também se mudam de armas e bagagens para o recinto, promovendo workshops relacionados com as suas coleções.  Espetáculos de teatro incluem a companhia Som do Algodão com propostas únicas para a primeira infância; as Monda, teatro música, e o espetáculo Gira Mundo da companhia Teatro Quadrilha. A música vai também invadir a quinta da Ribafria, com o coro infantil Sintra Voci, os Farrafanfarra e os Dahú (música e baile folk).

 

Além dos espetáculos, há um vasto leque de outras atividades: o Movimento Claro Sintra promove uma caminhada de recolha de lixo, a associação Plantar uma Árvore fará workshops e do norte vêm as curtas metragens que marcaram as últimas edições do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.  O Festival Imaginário encerra no dia 2 de junho com a atuação dos Magano, a partir das 17h00, com a sua reinterpretação das melodias tradicionais alentejanas.

 

VEJA TAMBÉM: QUER UMA ESCAPADELA REVIGORANTE ÀS PORTAS DE LISBOA?

 

O evento conta com a apoio da Câmara Municipal, da Fundação Cultursintra e dos Parques Monte da Lua, bem como dos museu e bibliotecas de Sintra e de outras entidades locais, como o Movimento Claro Sintra, o Conservatório de Música de Sintra, a Associação Plantar uma Árvore e a Escola Secundária Santa Maria, cujos alunos do curso de Artes do Espetáculo irão animar o espaço do festival.

 

Os bilhetes custam 5€ (crianças com mais de 5 anos e séniores +65 anos), 10€ para adultos e podem ser adquiridos na ticketline, através o email: reservas@byfurcacao.pt ou no local nos dias do evento. Existem também descontos que podem ser consultados no site do festival.

 

Artigo anterior

Troca desnecessária? Alimentos diet também podem levar à diabetes e obesidade

Próximo artigo

Óbidos: Ginja, flores e muitas igrejas