Home»FOTOS»Festival dos Canais regressa a Aveiro com mais de 250 espetáculos gratuitos

Festival dos Canais regressa a Aveiro com mais de 250 espetáculos gratuitos

Durante cinco dias, artistas de 16 países animam os canais urbanos da ria de Aveiro. Teatro e artes de rua, instalações artísticas, performances, workshops e atividades desportivas estão entre as iniciativas previstas. Não faltam também os concertos, com Gilberto Gil e Mariza como cabeças de cartaz.

Pinterest Google+

A 4ª edição do Festival dos Canais, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, regressa, entre 17 a 21 de julho, transformando a cidade dos canais num palco a céu aberto, onde são apresentados mais de 250 espetáculos, que envolvem 32 companhias artísticas e cerca de 277 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países, a que se juntam 220 participantes da comunidade. Veja algumas imagens da edição anterior na galeria acima.

 

A edição deste ano traz 15 estreias nacionais e quatro premières absolutas, numa programação artística e cultural que aposta também em artistas e companhias consagrados como Gilberto Gil, Mariza, HMB, Capicua e a Companhia Walk The Plank.

 

VEJA TAMBÉM: O QUE NÃO PODE PERDER EM AVEIRO

 

Com um investimento aproximado de 500 mil euros, o Festival dos Canais, recentemente distinguido com o EFFE Label (Europe for Festivals, Festivals for Europe) – um selo de qualidade, atribuído pela European Festivals Association (Co-fundada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia), a festivais de referência que reconhece o trabalho desenvolvido no campo das artes, do envolvimento comunitário e da abertura internacional -, aposta em cinco dias de propostas culturais, desportivas e de lazer de acesso totalmente livre, que decorrerão nos canais, nas praças e nos espaços públicos da cidade com atividades e propostas interativas, dedicadas a todas as idades.

 

Artes e o teatro de rua, concertos, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram a quarta edição do evento.

 

VEJA TAMBÉM: SPA SALÍNICO DE AVEIRO: RELAXE EM ÁGUAS SALGADAS

 

Concertos e espetaculos

Capicua, acompanhada por Keso, Virtus Teau, DJD1, estreia no dia 17 o palco principal, com um espetáculo único protagonizado em conjunto com a Banda Sinfónica de Aveiro Banda Amizade, que resulta de um desafio lançado pela organização.

 

Seguem-se os HMB, no dia 18, e Gilberto Gil, no dia 20, que apresentará em Aveiro o seu mais recente trabalho discográfico “OK OK OK”, considerado o “primeiro álbum da velhice”, num espetáculo que inclui muitos temas novos, mas também um repertório de sucessos que já fazem parte da vida e da história do Brasil. O festival encerra a sua programação no palco principal com chave de ouro, entregando o último concerto da quarta edição do Festival dos Canais a Mariza, considerada por muitos a mais internacional artista portuguesa de sempre.

 

Entre os destaques da programação, para este ano inclui-se a estreia nacional de “Esencial”, da companhia VAIVÉN CIRCO, um espetáculo de circo contemporâneo e de dança, que pode ser visto nos dias 19, 20 e 21, fala sobre transições e conta a história de um grupo de pessoas nómadas, feirantes e velhos marionetistas que chegam a uma nova cidade para trabalhar. Diretamente do país vizinho, a já premiada companhia artística apresenta pela primeira vez em Portugal uma produção poética e educativa, inspirada no Arco Íris de Waldrof.

 

VEJA TAMBÉM: SETÚBAL VESTE-SE DE BRANCO PARA RECEBER A WHITE WINE PARTY

 

A edição deste ano traduz uma maior aproximação à comunidade local, que participa de forma mais ativa no evento. É o caso do espetáculo “Sparkl!,Worldbeaters”, uma das estreias nacionais que integra o cartaz do festival, que contará com a participação de percursionistas de Aveiro, ou o caso do projeto “Tales of The Lagoon”, um espetáculo de Teatro de Rua encomendado pelo Festival dos Canais à Companhia Walk The Plank, no qual participam instituições da comunidade ligadas à dança, ao teatro e à música. Destaque também para a Banda Amizade, que, após o extraordinário concerto protagonizado na edição do ano passado com Lengendery Tigerman, sobe este ano ao palco com Capicua, Keso, Virtus Teau e DjD1.

 

A Fanfarra dos Canais é também, entre muitos outros, um exemplo da importância que a comunidade assume nesta edição. Criada em colaboração com várias comunidades musicais locais, a fanfarra assumirá um papel preponderante neste festival enquanto fio condutor entre as várias atividades a decorrer na cidade. Em cada um dos dias do festival, a Fanfarra dos Canais fará diferentes percursos ligando e relacionando atividades do programa cultural e artístico a decorrer.

 

Pensado para todas as idades, o Festival dos Canais apresenta também muitas ações direcionadas para o público infantil e familiar, convidando-os a explorar, manipular, criar, intervir e participar de forma ativa. O evento conta ainda com uma Funky Beach, um espaço relaxado e tropical, com palmeiras, espreguiçadeiras e coktails variados, que contará com música variada assinada por diferentes Dj’s. Mas há muito mais progfreamado. Saiba mais em www.festivaldoscanais.pt

 

Artigo anterior

Massagem abhyanga: o toque terapêutico na medicina ayurvédica

Próximo artigo

Crianças preferem ser youtubers a astronautas