Home»FOTOS»Festival do Ouriço-do-mar regressa à Ericeira

Festival do Ouriço-do-mar regressa à Ericeira

De 22 a 30 de abril, a 6ª edição desta mostra gastronómica regressa à outrora denominada Ouriceira. Diversos restaurantes e iniciativas mostram as várias formas de confecionar o ouriço-do-mar, ícone da alta cozinha.

Pinterest Google+
PUB

Depois da pausa imposta pela pandemia, o Festival Internacional do Ouriço-do-Mar está de volta à Ericeira, para a sua 6ª edição, a decorrer entre os dias 22 e 30 de abril.  A vila piscatória, que também deve o nome a esta iguaria marinha, volta a homenageá-la num festival que já se tornou incontornável para os amantes de ouriços-do-mar e para os que querem conhecer melhor – ou ser apresentados – a este espinhoso habitante do nosso Atlântico.

 

O ouriço-do-mar é o convidado de honra de uma série de iniciativas que promovem esta iguaria como alimento premium – as suas ovas são frequentemente comparadas às do caviar – e, ao mesmo tempo, para o dar a conhecer a quem nunca o provou.

 

VEJA TAMBÉM: ERICEIRA, TERRA DE OURIÇOS E DO MAR DAS SETE ONDAS

 

Programa

Para saber qual o seu papel e importância no ecossistema do mar e conhecer os resultados dos projetos de Ouriceira Mar e Ouriceira Aqua, há que assistir às Jornadas Técnicas, no dia 30 de abril, às 9h30, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.

 

Depois, para complementar o conhecimento teórico, há que passar à prática e conhecer os ouriços-do-mar ao vivo nas sessões de showcooking no Mercado Municipal da Ericeira, nos dias 23 e 30 de abril, das 16h às 18h, permitindo experimentar os tão desejados ouriços pela mão e tempero de diferentes cozinheiros e escolas de gastronomia, que irão exemplificar algumas das melhores formas de degustar a estrela deste festival.

Em simultâneo, na Mostra Gastronómica, os restaurantes aderentes disponibilizam um conjunto de pratos e menus criados especificamente para estes dias de festival onde, como não podia deixar de ser, o ouriço-do-mar é rei e senhor.

 

O Festival Internacional Ouriço-do-mar é um projeto promovido pelo Município de Mafra, Junta da Freguesia da Ericeira e Nuno Nobre Consultoria e conta com o apoio do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Ouriçaria Seafood, You And The Sea – Ericeira Hotel & Apartments, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Algaplus, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e Fat Tuna.

 

 

 

Artigo anterior

Campanha europeia quer fazer ouvir o ‘coração da Terra’

Próximo artigo

Maximize o seu prato: os alimentos mais completos e ricos em nutrientes