Festival do Butelo e das Casulas regressa a Bragança
O festival vai reunir em Bragança produtores de fumeiro, como butelo, salpicões e chouriças, produtos e artesanato regionais. Os restaurantes da região também promovem a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas.

Em 2023, o “Festival do Butelo e das Casulas”, decorrerá de 17 a 21 de fevereiro (sexta a terça-feira), na Praça Camões. Durante os 5 dias de evento, os expositores terão o que de melhor se produz no território, com destaque para o butelo e as casulas.
Haverá ainda um espaço dedicado à restauração, onde poderá degustar os pratos tradicionais de Bragança e Trás-os-Montes. O evento tem o intuito de dinamizar a economia local e o turismo, as tradições da região e, ainda, promover os produtos locais.
VEJA TAMBÉM: VIZELA: UMA VIAGEM DESDE A ÉPOCA ROMANA ÀS IGUARIAS DA ATUALIDADE
Semana Gastronómica
Ao mesmo tempo, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, em 27 restaurantes aderentes, permite desfrutar do melhor da gastronomia tradicional em Bragança, com destaque para o butelo e as casulas. Esta decorre de 11 a 26 de fevereiro e pode consultar aqui a lista de restaurantes participantes.
O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor. É costume comer este enchido artesanal, típico das casas do distrito de Bragança, no sábado de Carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chamam casulas.
Carnaval dos Caretos
No dia 18 de fevereiro, os caretos voltam a animar as ruas de Bragança. O desfile é composto pelos mais diversos grupos de Caretos de Portugal e Espanha, acompanhados pelas centenas de pessoas dos agrupamentos de escolas e instituições do concelho, todas trajadas a rigor.
Os caretos, com os seus fatos coloridos, máscaras e chocalhos, saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais. Os trajes típicos desta celebração são feitos por artesãos, para ocultar a identidade daqueles que dão vida aos caretos.
A concentração será na Praça Cavaleiro Ferreira pelas 16h30. O desfile inicia às 17h00.