Festival do Butelo e das Casulas regressa ao formato presencial
O festival vai reunir em Bragança produtores de fumeiro, como butelo, salpicões e chouriças, produtos regionais (casulas, azeite, mel, vinho e licores) e artesanato regional. Os restaurantes da região também promovem a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas.

O Festival do Butelo e das Casulas realiza-se, este ano, de forma presencial, de 25 a 27 de fevereiro, em pleno Centro Histórico de Bragança, onde cerca de 40 expositores dão a conhecer os seus produtos.
Após a edição de 2021, que decorreu de forma digital, devido às restrições da Covid-19, o Município de Bragança volta a promover o Festival do Butelo e das Casulas com o intuito de dinamizar a economia local e o turismo, as tradições da região e, ainda, promover os produtos locais.
O Festival do Butelo e das Casulas 2022 vai reunir produtores que vão comercializar fumeiro, como butelo, salpicões e chouriças, produtos regionais (casulas, azeite, mel, vinho e licores) e artesanato regional.
VEJA TAMBÉM: MARRIOTT PROCURA VIAJANTES PARA SEREM CORRESPONDENTES DO TIK TOK DURANTE UM ANO
Além da tenda para venda de produtos regionais, instalada na Praça Camões, decorre, de 18 de fevereiro a 1 de março, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas nos 26 restaurantes aderentes.
O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor. É costume comer este enchido artesanal, típico das casas do distrito de Bragança, no sábado de Carnaval, acompanhado pelas cascas de feijão secas, a que também se chamam casulas.
Em relação ao Carnaval dos Caretos 2022, não se realiza presencialmente, devido às restrições da Covid-19.