Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Festival do Arroz Carolino apresenta as múltiplas formas de cozinhar arroz

Festival do Arroz Carolino apresenta as múltiplas formas de cozinhar arroz

Nenhum outro alimento tem tanta capacidade de absorver os sabores e os aromas de outros alimentos. Na cozinha, o arroz é um verdadeiro desafio à imaginação. É ainda barato e rende três vezes o seu volume. Tem, por isso, direito a festival, que arranca hoje em Samora Correia.

Pinterest Google+

Nos dias 17, 18 e 19 de maio celebra-se mais uma edição, a terceira, do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, em Samora Correia, no Campo da Feira. O Festival do Arroz Carolino é um evento gastronómico e cultural que se enquadra no projeto de promoção do arroz carolino das Lezírias Ribatejanas, tendo como objetivo contribuir para a valorização e atratividade deste território no âmbito local, regional e nacional.

 

Integrando diferentes áreas, o festival apresenta um modelo multifacetado focado na gastronomia, nomeadamente numa tenda de grande dimensão designada como Praça do Arroz, onde se concentram os showcookings, as degustações, as bancas do arroz e os restaurantes, além de uma outra tenda destinada a exposição institucional, de artesanato e de produtos regionais. Este ano o evento conta com Bancas com 15 menus de arroz carolino, sob responsabilidade do Chef Luís Machado.

 

VEJA TAMBÉM: O CICLO DO ARROZ: DO CULTIVO AO PRATO

 

A programação cultural apresenta um forte cartaz musical promovendo também a participação de muitas coletividades e associações, dando expressão às dinâmicas culturais locais.

 

O Festival do Arroz Carolino conta ainda com peças de artesanato local, espetáculos, e áreas lúdicas dedicadas exclusivamente aos mais pequenos. Este ano o evento receberá ainda a atuação de artistas portugueses, como Agir, no dia 17 de maio, Amor Electro, no dia 18, e Bárbara Bandeira no último dia do evento.

 

Segundo Cristina Gonçalves, responsável da Divisão Municipal de Cultura, Educação, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Benavente: «O Município de Benavente definiu como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento e afirmação turística deste território o projeto de promoção e valorização do arroz carolino das Lezírias Ribatejanas».

 

VEJA TAMBÉM: QUER UMA ESCAPADELA REVIGORANTE ÀS PORTAS DE LISBOA?

 

Além de todas as delícias gastronómicas e animações do Festival, a organização está ainda a promover a “Caminhada do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas”, que terá o percurso específico da rota das lezírias, uma distância total de 10 km de dificuldade acessível (inclui a entrega de kits de atleta), a realizar-se no último dia do evento. A maratona do Arroz Carolino tem as inscrições gratuitas abertas até dia 18 de maio e termina com uma aula de dança.

 

O 3º Festival do Arroz Carolino, de entrada gratuita, conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Benavente e com o apoio de entidades como o Turismo de Portugal. Para mais informações: festivaldoarrozcarolino.pt/

 

Artigo anterior

Vizela lança solução de turismo inovadora com realidade aumentada

Próximo artigo

Hipertensão arterial: o que é e como prevenir?