Home»FOTOS»Festivais mais saudáveis e com mais opções alimentares

Festivais mais saudáveis e com mais opções alimentares

O verão chegou e com ele os festivais. Muitos associam este tipo de eventos a uma grande variedade musical, uma ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e a refeições não muito saudáveis. Se é verdade que as duas primeiras podem estar corretas, da terceira premissa não podemos dizer o mesmo. Na presença na 8ª edição do Rock in Rio Lisboa, a MOOD constatou que existe uma cada vez maior preocupação em oferecer opções saudáveis, para servir os diferentes tipos de dietas alimentares.

Pinterest Google+

Não há como negar que nos festivais de verão o mais fácil e prático para fazer refeições rápidas acaba por ser deslocar-se às bancas de comida fast food. Contudo, com a crescente preocupação da população sobre a sua alimentação, começa a notar-se a emergência de novas marcas de street food e da atualização do menu de outras tantas nestes mesmos eventos, optando por incluir menus para todos os gostos e feitios.

 

Prova disso mesmo é a Hot Dog Lovers, empresa fundada em 1988 que começou por vender sandes de salsichas em Cascais e que se afirma como a melhor dos melhores no ramo dos cachoros quentes. Este ano, na Cidade do Rock, a Hot Dog Lovers incluiu uma opção vegetariana a pensar nos que não consumem carne e peixe. Este menu contempla uma salsicha de soja, cebola, couve roxa, couve branca, cenoura, batata palha, queijo ralado e molhos.

 

VEJA TAMBÉM: TEM SEMPRE FOME? CONHEÇA ESTES TRUQUES QUE AJUDAM A REDUZIR O APETITE

 

Também a Veggie & Grill, da cadeia alimentar Joshua’s Shoarma Grill, marca presença no evento. Aqui é possível encontrar menus pensados para os vegetarianos e para os veganos, como por exemplo, a Pita Falaffel (bolinhas de pasta de grão confecionadas com uma mistura de ervas e especiarias, acompanhadas com Tahina –  pasta feito de sementes de sésamo – ou Beringelas com tomate), a Pita Veggie Burger, que não é mais do que um hambúrguer 100% vegan confecionado artesanalmente e ainda os Wraps. Pode ainda optar por um prato. Neste último caso há três opções: ‘Carne à Chef’, ‘Veggie Tangine’ e outro um pouco mais saudável – ‘Carne à Chef com legumes’. Tem várias opções, consoante a sua dieta alimentar.

 

Além disso, é bastante recorrente ver alguns rapazes e raparigas com mochilas muito grandes (os chamados mochileiros) a distribuir – ou melhor, a vender- produtos por todo o recinto do festival, destacando-se as bebidas, normalmente cervejas, água e sumos. No que toca às bebidas, a que nos captou a atenção de imediato pelo seu fator diferenciador​ foi a água de coco biológica de origem portuguesa, da marca Origens Bio, que vende pela primeira vez num festival este novo produto juntamente com snacks de coco, «famosa entre atletas pelos seus altos níveis de hidratação»​, sendo, segundo a marca «a bebida ideal para aqueles que procuram repor energias até chegar à primeira fila».​ A julgar pelo que presenciámos a adesão do público foi muito boa.

 

VEJA TAMBÉM: ASSISTIR A JOGOS DE FUTEBOL ENGORDA

 

A Nestlé também fez questão de estar presente e oferecer um lanche saudável e nutritivo com a venda de cereais integrais e com vitamina B, proporcionando aos presentes um lanche fresco, saudável e rico para ter energia para a tarde de calor e muita dança que são o “prato do dia” destes dias.

 

No final de contas, o balanço é positivo. A área da restauração está, definitivamente, a mudar os conceitos de comida de festival, acompanhando as tendências gastronómicas e dietéticas do seu público. Desta forma, todos – sem exceção – podem aproveitar o dia ao máximo sem ter que se preocupar se têm ou não comida adequada à sua dieta alimentar.

 

VEJA TAMBÉM: VINHOS DE VERÃO: SUGESTÕES PARA VÁRIOS PRATOS

 

Há ainda muito a fazer para implementar cada vez mais opções saudáveis disponíveis para os festivaleiros por esse mundo fora. Ainda assim, os primeiros passos parecem estar a ser dados nesse sentido.

 

Esta 8ªedição do Rock in Rio Lisboa está a decorrer desde o dia 23 de junho no Parque da Bela Vista e tem ultrapassado todos os números estimados, tendo chegado a atingir, no último domingo, cerca de 90 mil pessoas, e termina no próximo sábado, dia 30 de junho. Mas os festivais não acabam por aqui… Ainda agora começaram!

 

 

 

Artigo anterior

Factos nutricionais do tomate (ou porque o deve incluir sempre na dieta)

Próximo artigo

Os sorrisos não são todos iguais e têm diferentes impactos físicos