Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Férias… mas sem stress por favor

Férias… mas sem stress por favor

Sabemos que os primeiros dias não são fáceis... mas permita-se relaxar no seu período de descanso.

Pinterest Google+
PUB

Está finalmente a gozar as tão esperadas férias… aquelas pelas quais esperou o ano todo. Agora há tempo para  o sol, para a praia, para o “papo para o ar”…

 

Mas às costas leva um ano de stress, preocupações, chatices, que, todos juntos, pesam muito e desgastam física e psicologicamente. Pois bem… as férias chegaram para nos aliviar desta carga, mas para isso temos que nos permitir relaxar e deixar este peso esvair, caso contrário, corremos o risco do tempo nos correr entre os dedos, e rapidamente estarmos de volta ao trabalho, com a sensação frustrante de maior cansaço ainda.

 

Veja também: Prepare a casa para as férias

 

Nem sempre é fácil entrar no espírito do “dolce fare niente”, mas existem algumas estratégias que podem ajudar. É preciso permitir-se desligar dos fatores causadores de stress e tensão. Planear as férias com alguma antecedência, não deixar nenhuma atividade profissional importante para trás e por concluir, não levar trabalho e, se possível, pôr de lado o telemóvel de serviço e esquecer os emails. Difícil? Experimente e vai ver que até lhe sabe bem. Tentar não se prender a horários e evitar trabalhar deveriam também ser algumas palavras de ordem…

 

É importante dedicar tempo a atividades prazerosas, com familiares e amigos. Estar com pessoas que lhe fazem bem, que a podem ajudar a relaxar e desfrutar dos prazeres da vida. Para um bom aproveitamento dos dias de descanso, é crucial manter o otimismo e procurar deixar de pensar nos problemas que ficaram para trás. De nada vale “bater no ceguinho” durante as férias… não resolve nada e só a impede de relaxar. Quando regressar ao trabalho, tem muito tempo para se dedicar a resolver os problemas.

 

Veja também: Saiba como combater o stress pós-férias

 

Aproveite para desfrutar do campo, da praia, fazer aquelas atividades de que gosta e para as quais não teve tempo durante o ano. Respire fundo, feche os olhos, inspire devagar e expire novamente algumas vezes… oiça música calma, faça desporto, ande de bicicleta, faça caminhadas, aproveite para frequentar alguns workshops que lhe possam interessar. Hoje em dia, há muitas ofertas no mercado, a preços bastante acessíveis. Porque não fazer uma massagem, conhecer a sua cidade, ler o livro que está na mesa de cabeceira há meses? Aproveite para visitar aquela amiga de sempre que não vê há tanto tempo. Vai ver que lhe vai saber bem. Tente olhar para dentro de si, ouvir-se e procure perceber o que gosta de fazer e… deixe-se levar…

 

Também é comum alguma tensão com os familiares quando o tempo em conjunto se estende muito mais do que o normal no dia a dia. Está de férias, relaxe.

 

Artigo anterior

Falhas contracetivas aumentam nos meses de verão

Próximo artigo

Jogos sexuais ajudam a redescobrir o prazer