Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Férias: 50% dos portugueses viajou com a ‘cara metade’ ou com amigos em 2021

Férias: 50% dos portugueses viajou com a ‘cara metade’ ou com amigos em 2021

A pandemia da Covid-19 veio trazer várias mudanças ao campo do turismo, nomeadamente nos hábitos e formas de viajar dos portugueses.

Pinterest Google+
PUB

Os dados partilhados pela Civitatis revelam que as restrições impostas pela Direcção Geral de Saúde trouxeram uma certa instabilidade à conjuntura.

 

Esta sensação de incerteza é apontada como um dos principais fatores para as viagens “last-minute” terem sido a grande tendência desta época balnear: cerca de 66% dos portugueses agendaram férias com menos de dez dias de antecedência. Ainda assim, a media nacional situou-se nos 20 dias.

 

Para esta ‘corrida’ às promoções e às últimas oportunidades de mercado, muito contribui o avanço tecnológico. Hoje, é possível marcar uma viagem para um dos quatro cantos do Mundo através de dois cliques, e o telemóvel tornou-se, também, um acumulador de serviços. Nele é possível fazer compras, marcar viagens, ler as principais manchetes do dia, participar em apostas desportivas ou até interagir em várias plataformas de dating.

 

Por falar em romance: o que nos dizem os hábitos dos portugueses? Será que preferiram viagem sozinhos, partir à descoberta, ou em companhia, aproveitando a paz do período de férias com o companheiro? Os dados avançados dão nota de que mais de metade da população viajou acompanhada, seja pela sua cara metade (34,7%), seja pelo grupo de amigos (16,5%). Apenas 8,4% dos inquiridos optou por viajar sozinho.

 

E quais foram as experiências mais reservadas?

Na plataforma Civitatis, as visitas guiadas lideraram as preferências dos portugueses, sendo que metade das reservas efetuadas se destinaram a esta vertente turística.

 

Seguiram-se os passeios de barco (31%) e também as excursões de um dia (6%). Entre os destinos mais requisitados pelos viajantes nacionais, estão Miranda do Douro, Faro, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Sintra, Lisboa, e também as ilhas de São Miguel (Açores) e a Ilha da Madeira.

 

Já além-fronteiras, os portugueses continuam a preferir e a privilegiar os destinos europeus, particularmente várias cidades espanholas, como Madrid, Sevilha ou Barcelona. No topo das preferências está também a cidade encantada de Paris (França), Roma (Itália), Cracóvia (Polónia) e ainda Malta.

 

– Conteúdo patrocinado –

 

 

Artigo anterior

Mimar, nutrir e brilhar: saúde do cabelo segundo a ayurveda

Próximo artigo

Cortes de cabelo que favorecem mulheres de estatura baixa