Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Feira do Livro de Lisboa bate recorde com a maior oferta editorial de sempre

Feira do Livro de Lisboa bate recorde com a maior oferta editorial de sempre

Este ano, estão representadas 744 marcas editoriais, presentes num total de 131 expositores, com 24 novas presenças face ao ano anterior. Decorre de 26 de agosto a 12 de setembro no Parque Eduardo VII.

Pinterest Google+
PUB

De 26 de agosto a 12 de setembro, o Parque Eduardo VII volta a ser palco da Feira do Livro de Lisboa (FLL). A Feira, que celebra 91 anos de existência, abre mais uma vez portas à promoção da cultura e da leitura.

 

Este ano, a FLL bate recordes ao representar 744 marcas editoriais, presentes num total de 131 expositores, com 24 novas presenças face ao ano anterior, 12 das quais participantes pela primeira vez. São 325 pavilhões com ofertas variadas de leitura, tratando-se da segunda maior edição da história da iniciativa em número de pavilhões – apenas superada pela de 2019 – provando que, apesar da pandemia, editores e livreiros continuam a mostrar uma enorme vontade em promover o gosto pela leitura entre pequenos e graúdos.

 

«Pelo segundo ano consecutivo vamos ter uma Feira do Livro diferente daquela que os visitantes estão habituados. No entanto, foi particularmente gratificante assistirmos à adesão, pela primeira vez, de muitos novos editores, livreiros e chancelas que permitem que tenhamos a maior oferta editorial de sempre numa Feira do Livro: são mais de 700 marcas editoriais!», afirma Pedro Sobral, vice-presidente da APEL.

 

VEJA TAMBÉM: JANTARES ÀS ESCURAS REGRESSAM COM NOVAS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

 

Mais espaço para circulação

À semelhança do ano passado, e de forma a mitigar a propagação da COVID-19, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), coorganizadora da Feira do Livro de Lisboa em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, adaptou o formato desta edição com o objetivo de aumentar os espaços de circulação e assegurar o distanciamento recomendado entre as pessoas. Para o efeito, a organização optou por dispensar infraestruturas consideradas não essenciais e apostar na realização de atividades totalmente ao ar livre.

 

Em termos de equipamentos, os visitantes podem assistir a apresentações de livros, palestras, debates ou sessões de autógrafos em três auditórios ao ar livre, totalmente abertos, um na entrada Sul e dois a Norte junto ao passadiço e que se encontram todos fora das alamedas de circulação.

 

A redução do número de espaços de restauração, a eliminação de lugares sentados nas praças (com exceção para os referidos auditórios), a delimitação de zonas de entrada e saída e o controlo de acessos ao recinto, são algumas das medidas implementadas com vista a promover a segurança de expositores e visitantes. Com o mesmo objetivo, para garantir que pode assistir às atividades promovidas pelas entidades participantes – apresentações de livros, lançamentos, palestras, sessões de autógrafos – a organização recomenda a inscrição prévia junto das respetivas editoras. Nas entradas e um pouco por todo o recinto, designadamente nos pavilhões dos expositores, podem ser encontrados dispensadores de álcool-gel. Será necessário o uso de máscara em todo o recinto, tanto por expositores, como pelo público visitante.

 

Entendeu ainda a organização adotar critérios de prudência sanitária tendo sido estabelecida uma lotação com uma margem de segurança para aquelas que são as recomendações da DGS, de um distanciamento social de 2m entre pessoas e que evitará a formação de filas nas entradas.

 

Destaques da Feira do Livro de Lisboa 2021

Serão muitas as atividades previstas no Programa, pensadas para adultos e crianças e que podem ser consultadas, em atualização permanente, no site da Feira do Livro de Lisboa. Por exemplo:

 

Hora H

A Hora H continua com os descontos mínimos de 50% em livros lançados há mais de 18 meses, funcionando entre segunda e quinta-feira, na última hora da Feira, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00.

 

Programação Infantil

De segunda a sexta, sempre às 17 horas, a Hora do Conto convida a dar asas à imaginação com a apresentação de livros, leituras encenadas, debates e apresentação de projetos. Neste espaço com cerca de 72 m², haverá gel desinfetante e aproximadamente 23 lugares sentados.

 

Loja BLX

A Loja BLX reúne múltiplas publicações municipais, com destaque para os livros sobre a história da cidade e o seu património, arte, cultura e as suas comunidades, entre outros. O espaço conta ainda com uma secção de produtos que pretendem promover as Bibliotecas de Lisboas, incluindo as suas coleções, serviços e projetos culturais.

 

Saco reciclável para transportar os livros

A FLL conta mais uma vez com o apoio da The Navigator Company para fortalecer o seu compromisso com o ambiente. Este ano, este parceiro para a sustentabilidade, irá oferecer 30 mil sacos de papel reutilizáveis, entregues aos visitantes nas principais entradas da Feira e nos dois pontos informativos da Feira, representando um suporte natural, renovável, reciclável e biodegradável para os visitantes.

 

VEJA TAMBÉM: NOVE SINAIS DE QUE O SEU FILHO PODE PRECISAR DE UM EXAME AOS OLHOS

 

Copos reutilizáveis na FLL

Pela primeira vez, a FLL irá disponibilizar copos reutilizáveis, numa parceira com a Central de Cervejas. Esta iniciativa vem reforçar o compromisso da FLL com o Planeta, ao oferecer uma opção mais ecológica aos visitantes.

 

Acessibilidade para mobilidade reduzida

Outra das prioridades continua a ser a acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida. Neste sentido, estarão ao dispor de quem necessitar, no pavilhão de informações sul da APEL, cadeiras de rodas cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Quem optar por um transporte amigo do ambiente, terá um parque extra para estacionar as bicicletas.

 

RefresCão

A pensar nos visitantes que se fazem acompanhar pelos seus animais de estimação, a FLL disponibiliza o RefresCão, um espaço com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar. Estes espaços podem ser encontrados nas entradas da Feira.

 

 

Horário da FLL:

. segunda a quinta-feira – das 12h30 às 22h00;

. sexta-feira – das 12h30 às 00h00;

. sábado – das 11h00 às 00h00;

. domingo – das 11h00 às 22h00

 

Artigo anterior

Consumo de vinho: É preciso ter lata!

Próximo artigo

Hábitos que ajudam a atrasar o envelhecimento da pele