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Feijões e ervilhas aumentam mais a saciedade do que a carne

O estudo contraria a crença generalizada de que se deve consumir uma grande quantidade de proteína animal para aumentar a saciedade.

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As refeições à base de legumes, como feijão e ervilhas, são mais saciantes do que as refeições com carne, de acordo com um estudo recente do departamento de Nutrição, Exercícios e Desportos da Universidade de Copenhaga, Dinamarca.

 

São várias as recomendações dietéticas modernas que incentivam ao alto consumo de proteínas para ajudar na perda de peso ou evitar a perda de massa muscular relacionada com o avançar da idade. Além disso, é recomendável consumir mais proteína à base de vegetais como feijão e ervilha e menos proteína de carne, uma vez que a produção de carne tem um impacto negativo maior no ambiente do que o cultivo de vegetais.

 

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Para o estudo, 43 rapazes foram servidos com três refeições diferentes em que os rissóis – de feijão/ervilhas ou carne de vitela /porco – foram um elemento-chave. O estudo demonstrou que quando os participantes comeram uma refeição rica em proteínas vegetais consumiram 12% menos calorias na refeição seguinte do que se tivessem comido uma refeição à base de carne.

 

«A refeição rica em proteínas composta de leguminosas continha significativamente mais fibra do que a refeição rica em proteínas de carne de porco e vitela, o que provavelmente contribuiu para o aumento da sensação de saciedade», de acordo com a professora Anne Raben, da Universidade de Copenhaga, no comunicado divulgado.

 

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O estudo concluiu ainda que uma refeição menos rica em proteína, à base de feijões e ervilhas, é tão saborosa e saciante como uma refeição rica em proteína de carne. Os resultados dos testes contrariam a crença generalizada de que se deve consumir uma grande quantidade de proteína porque aumenta a saciedade.

 

«Algo sugere que se pode comer uma refeição rica em fibras, com menos proteína, e alcançar a mesma sensação de plenitude. Embora sejam precisos mais estudos para uma resposta definitiva, parece que as refeições à base de vegetais – particularmente aquelas baseadas em feijão e ervilha – podem servir como uma base de longo prazo para a perda de peso e como um hábito alimentar sustentável», conclui Raben.

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