Home»FOTOS»Fazer sauna faz bem ao coração e não só

Fazer sauna faz bem ao coração e não só

Ao longo dos últimos anos, cientistas da Universidade da Finlândia Oriental mostraram que a sauna está associada a uma variedade de benefícios para a saúde. Agora, conseguiram provar os efeitos diretos na saúde cardiovascular. Maio é o mês do coração e uma boa altura para iniciar esta prática.

Pinterest Google+

Fazer sauna com regularidade traz mais benefícios ao corpo além do reconhecido relaxamento. Segundo um estudo realizado pela Universidade da Finlândia Oriental, as pessoas que frequentam saunas com regularidade revelam efeitos benéficos diretos na pressão sanguínea, frequência cardíaca e saúde vascular.

 

O grupo de pesquisa investigou os mecanismos fisiológicos através dos quais a exposição ao calor da sauna pode influenciar a saúde de uma pessoa. O estudo com 100 indivíduos mostra que tomar um banho de sauna de 30 minutos reduz a pressão arterial e aumenta a resistência vascular, ao mesmo tempo que aumenta a frequência cardíaca de forma semelhante ao exercício de média intensidade.

 

VEJA TAMBÉM: PINE CLIFFS: LUXO E NATUREZA NUMA EXPERIÊNCIA DE BEM-ESTAR

 

O estudo experimental fornece uma nova visão das mudanças que ocorrem no corpo humano durante e após fazer sauna. A resistência vascular foi medida a partir da artéria carótida e femoral antes da sauna, imediatamente após a sauna e após 30 minutos de recuperação. Estas medidas de realizadas no estudo experimental constituem um novo método de avaliação em ambiente de sauna, revela a universidade em comunicado.

 

Imediatamente após 30 minutos de sauna, a pressão arterial sistólica média dos voluntários reduziu de 137 mmHg para 130 mmHg e a sua pressão arterial diastólica de 82 mmHg para75 mmHg. Além disso, a pressão arterial sistólica permaneceu menor mesmo após os 30 minutos de banho de sauna.

 

VEJA TAMBÉM: SPAS DE SILÊNCIO: A NOVA TENDÊNCIA DE BEM-ESTAR

 

A velocidade da onda de pulso carotídeo-femoral médio, que é um indicador de complicação vascular, foi de 9,8 m / s antes da sauna, diminuindo para 8,6 m / s imediatamente após. Durante o banho de sauna, a frequência cardíaca dos voluntários aumentou de forma semelhante ao exercício de intensidade média, e a sua temperatura corporal aumentou aproximadamente 2 ° C.

 

As descobertas sobre os efeitos da sauna no corpo humano foram publicadas no ‘Journal of Human Hypertension’ e as descobertas relacionadas às medidas da velocidade da onda de pulso carotídeo-femoral foram publicadas no ‘European Journal of Preventive Cardiology’.

 

VEJA TAMBÉM: COMO PREVENIR AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

 

Anteriormente, o grupo de pesquisa já havia apresentado resultados de um estudo populacional que indicava que a sauna regular está associada a um risco reduzido de doenças coronárias e morte cardíaca súbita, hipertensão e doença de Alzheimer e demência. O banho de sauna frequente também foi associado a um risco reduzido de doenças respiratórias.

 

Veja agora, na galeria acima, uma lista de spas de luxo, no Algarve, onde pode fazer sauna e relaxar.

Artigo anterior

Porto recebe primeiro Vogue Café da Europa Ocidental

Próximo artigo

Escolha o fruto mais indicado para si