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Ainda faz sentido o calendário de moda atual?

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O debate está lançado e foi motivo de conversa na Semana de Nova Iorque, na Semana de Moda de Londres, e é também na Semana de Moda de Milão, que hoje termina, e na Semana de Moda de Paris, que agora se segue. E porquê?

 

Duas vezes por ano, milhares de marcas e designers por todo o mundo apressam-se a apresentar coleções de moda. Não para a época que se inicia, mas para a outra a seguir. Este é o sistema de moda montado atualmente e que está a funcionar em todo o mundo. Mas… e continua mesmo a funcionar? Algumas marcas e designers acham que já não.

 

É que apresentar coleções que só podem ser compradas meses depois está a deixar de fazer sentido no mundo atual, que procura cada vez mais a experiência imediata. Mas enquanto uns falam, outros já assumiram a dianteira da mudança. Foi o caso da Burberry e do estilista Tom Ford.

 

A marca britânica anunciou que a coleção agora lançada já está nas lojas, e Tom Ford anunciou também, às portas da recente Semana de Moda de Nova Iorque, que não iria afinal apresentar a sua coleção. Já que se trata de uma coleção de outono/inverno, adiou a sua apresentação para o início de setembro. E comunicou que vai agora apresentar coleções na mesma altura em que chegam às lojas.

 

Estes tomaram a dianteira e, acredito, serão seguidos por outros. Afinal, o objetivo de tudo isto é agradar e ter clientes. E o cliente mudou, é certo. Pelo menos, uma nova geração de clientes que está habituada ao imediatismo das redes sociais e a satisfazer as suas necessidades na hora. É a geração do IWWIWWIW- I want what I want when I want (eu quero o que quero quando eu quero).

 

Por cá, o debate ainda não começou. Mas nós vamos dar-lhe início. Brevemente vai poder ler aqui na Mood um artigo sobre o tema, no qual daremos também voz aos players portugueses.

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