Home»FOTOS»Farmácias promovem campanha sobre estenose aórtica

Farmácias promovem campanha sobre estenose aórtica

No Dia de Sensibilização da Doença Valvular, que se comemora a 22 de fevereiro, cerca de 200 farmácias portuguesas vão alertar a população para uma doença cardiovascular grave frequentemente desvalorizada.

Pinterest Google+

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai sensibilizar a população para a estenose aórtica, uma doença das válvulas cardíacas que afeta mais de 32 mil portugueses acima dos 70 anos. Integrada na campanha “Corações de Amanhã”, esta iniciativa assinala o Dia de Sensibilização da Doença Valvular, que se comemora a 22 de fevereiro, e está presente em mais de 200 farmácias.

 

«Frequentemente os sintomas da estenose aórtica (cansaço, dor no peito e desmaios) não são valorizados pelas famílias portuguesas, são muitas vezes confundidos erradamente como próprios da velhice, o que acaba por adiar o diagnóstico e o encaminhamento para o médico. Acreditamos que a sensibilização nas farmácias pode constituir um passo importante para sensibilizar as pessoas para esta doença», refere Lino Patrício, presidente da campanha Corações de Amanhã.

 

VEJA TAMBÉM: EIS PORQUE O STRESS PÕE AS PESSOAS DOENTES

 

De acordo com uma investigação, realizada telefonicamente pela empresa Spirituc a 300 pessoas com mais de 70 anos, apenas 26 por cento dos inquiridos está preocupado com uma doença cardiovascular como hipertensão arterial (7 por cento), trombose (6,3 por cento), enfarte do miocárdio (5 por cento), cardiomiopatia (2,7 por cento), doenças das válvulas do coração (2 por cento), insuficiência cardíaca congestiva (1,3 por cento) ou outras doenças (1,7 por cento).

 

«Considerando que, atualmente, o tratamento da estenose aórtica pode ser realizado recorrendo a técnicas minimamente invasivas e, portanto, com muito menos riscos, urge aumentar as taxas de diagnóstico e tratamento desta patologia, de forma a proporcionar ao cidadão anos de vida com mais qualidade. Nas farmácias ADDO Pharm sentimos a responsabilidade de aumentar a literacia neste tema, alertando as pessoas com sintomas sugestivos e promovendo o seu encaminhamento para a consulta médica», afirma Maria Luísa Teixeira, responsável pela área de Serviços de Saúde do deste grupo de farmácias.

 

VEJA TAMBÉM: MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO FAZ DESPORTO SEM ESTAR APTA PARA O ESFORÇO

 
A campanha “Corações de Amanhã” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre estenose aórtica, promovendo o seu diagnóstico e tratamento precoce. Esta campanha conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Para mais informações sobre a campanha “Corações de Amanhã” consulte www.coracoesdeamanha.pt

 

Sabe o que é umas bypass, um enfarte ou um ecocardiograma? Desvende agora, na galeria acima, algumas questões relacionadas com problemas cardíacos, segundo revela a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Artigo anterior

Os acessórios de pele também são sexy e falam português

Próximo artigo

DECO testa ovos em Portugal e atesta qualidade