Home»FOTOS»Farfalle, tortellini, linguine… sabe identificar as massas?

Farfalle, tortellini, linguine… sabe identificar as massas?

Esparguete, farfalle, tortellini, canelones, linguine, gnocchi, ziti, stellini… estima-se que existam cerca de 350 tipos de massa. E cada uma é própria para cada tipo de molho e cozedura, embora as trocas sejam na mesma apreciadas. Saiba identificar uma parte deste ex-libris da culinária italiana, na altura em que se assinala o Dia Mundial das Massas, a 25 de outubro.

Pinterest Google+

Segundo o ‘Livro Essencial das Massas’, foi Marco Polo que trouxe tiras de massa da China para Itália, em 1295. Mas a história italiana diz que o seu povo já comia massa desde os tempos da Roma Imperial. Cícero (106 a.C. – 43 a.C.), diz a lenda, adorava a fita achatada a que hoje chamamos tagliatelle. E o tortellini terá sido inventado à imagem do umbigo de Vénus, por um estalajadeiro, conta o livro.

 

Passemos à frente na história e falemos dos tipos de massas, que se especula que sejam cerca de 350. E porquê? Porque a massa não é nada sem o seu molho, e cada feitio casa melhor com determinado tipo de molho.

 

Assim, revela o ‘Livro Essencial das Massas’, a capacidade para cada feitio agarrar e aguentar o molho é muito importante. «Os feitios tubulares, tais como penne, prendem os molhos espessos, enquanto as massas achatadas ou compridas são tradicionalmente servidas com molhos pouco espessos e suaves».

 

VEJA TAMBÉM: AFINAL COMER MASSA NÃO ENGORDA!

 

Mas não existem regras rígidas. Existem hábitos, ‘casamentos’ tradicionais, mas a graça está em experimentar todas as cores, sabores e feitios. E vai precisar de muito tempo para todas estas deliciosas experiências.

 

E que quantidade de massa e molho servir? Eis uma dica preciosa deste livro. Cerca de 125gr por pessoa, se for massa fresca, e 150gr, se for massa seca. A quantidade de molho é uma questão pessoal, mas não deve nunca encharcar um prato: «Quando a massa e o molho e misturam, não deve ficar nenhum molho a mais no fundo».

 

Satisfaça agora a sua curiosidade e conheça 20 tipos de massa, para além da conhecida esparguete. Veja na galeria acima.

Artigo anterior

Qual a sua melhor competência? Está a pô-la em prática?

Próximo artigo

Parlamento Europeu proíbe plástico descartável até 2021: conheça a estratégia