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Falta-lhe energia? Conheça alguns dos alimentos mais ricos em ferro

O ferro é um nutriente vital para várias funções corporais e deve ser ingerido regularmente. Os especialistas recomendam que se ingira cerca de 18 mg por dia. Aqui fica uma lista de 11 alimentos que deve consumir para ter os seus níveis sempre em dia.

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Marisco: O marisco é bastante nutritivo e saboroso. Este é rico em ferro mais facilmente assimilado do que aquele que podemos encontrar nas plantas. As amêijoas são das opções mais ricas em ferro.

 

Espinafres: Para além de trazer vários benefícios, os espinafres são também baixos em calorias. Este também é um alimento rico em vitamina C e antioxidantes.

 

Fígado e outros órgãos: O fígado, os rins, o cérebro e o coração são alguns dos órgãos de animais mais populares e são uma excelente fonte de ferro.

 

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Leguminosas: As mais ricas em ferro  são os feijões e as lentilhas. Estes são uma excelente fonte de ferro, especialmente para os vegetarianos que não consomem alguns dos outros alimentos que são igualmente ricos em ferro.

 

Carne vermelha: Para além de ser rica em ferro, este tipo de carnes também tem proteínas, zinco, selénio e vários tipos de vitaminas B. Um estudo comprova que as mulheres que consumirem carne após se exercitarem retêm mais ferro do que aquelas que o consomem em suplementos.

 

Sementes de abóbora: As sementes funcionam como snack entre refeições. Isto porque tanto matam a fome (e são muito fáceis de transportar para qualquer lado) como são ricas em ferro, vitamina K, zinco e magnésio.

 

Quinoa: Esta semente, que é um pseudo cereal, é rica em ferro, nutrientes e é muito aconselhada aos tolerantes ao glúten, pois não contém glúten. A quinoa também tem muito magnésio e magnésio.

 

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Peru: Este tipo de carne é delicioso, como é “magra” é boa para dietas e extremamente nutritiva. A carne escura de peru é bastante rica em ferro. A carne de peru é rica em vitamina B e minerais.

 

Brócolos: As crianças costumam odiar brócolos, mas estes fazem muito bem à saúde. Uma taça de brócolos cozidos tem cerca de 1 mg de ferro. Para além de ferro também são ricos em fibras e vitaminas K.

 

Tofu: Para além de ser uma boa fonte de ferro, o tofu é rico em magnésio, selénio e cálcio. O tofu também tem um composto chamado de isoflavonas, o que ajuda no aumento da insulina, diminui o risco de problemas cardíacos e os sintomas da menopausa.

 

Chocolate negro: Se quer aumentar os benefícios que o chocolate traz, consuma-o com um mínimo de 70% de cacao. Isto porque o chocolate e o cacau têm um grande poder antioxidante.

 

Conheça as quantidades de ferro de cada um deles na galeria acima.

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