Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Falta de amigos pode provocar infertilidade

Falta de amigos pode provocar infertilidade

Segundo o especialista, o stress é uma das principais causas da disfunção hormonal. Sendo assim, o stress provocado por não ter um núcleo forte de amigos pode estar na origem de casos de infertilidade.

Pinterest Google+
PUB

Ter cinco amigos próximos pode impulsionar a fertilidade de uma mulher, pois quem não tem amigos íntimos tem maior probabilidade de ter um ciclo menstrual irregular, de acordo com  um especialista na área, Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, Inglaterra.

 

Mas não só. Segundo Dunbar, ter demasiados conhecidos ocasionais também causa stress e, portanto, terá um efeito disruptivo no sistema hormonal da mulher.

 

Veja também: Homens também sofrem de depressão durante a gravidez das parceiras

 

«A dimensão das relações coloca um enorme stress sobre a endocrinologia (níveis hormonais). Pode desestabilizar o ciclo menstrual e causar infertilidade», afirmou o especialista na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Boston, EUA, segundo o ‘Daily Mail’. «Ter muitos conhecidos casuais provoca infertilidade. Vê-se isso nos primatas».

 

Dunbar baseia a sua teoria na investigação feita em primatas que descobriu que as macacas às quais falta uma ‘aliança’ próxima apresentam maior probabilidade de serem inférteis.

 

No caso dos homens, estes precisam de se encontrar para manterem relacionamentos. No entanto, as relações entre mulheres, segundo o especialista, sobrevivem através de conversas via telemóvel, Facebook e afins.

 

Artigo anterior

Liliana Guerreiro vence ‘Melhor Peça de Joalharia’ em Munique

Próximo artigo

Paula Margarido: «Uma casa bem organizada é o primeiro passo para se sentir melhor com a vida»