Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Faial, a verdejante ilha açoriana

Faial, a verdejante ilha açoriana

A ilha do Faial, nos Açores, é o único destino português que consta da lista de Destinos Europeus de Excelência da Comissão Europeia (Rede EDEN). Esta é uma lista com os destinos de férias mais amigos do ambiente e economicamente viáveis. Mas, afinal, o que há para descobrir na verdejante ilha do Faial?

Pinterest Google+

A ilha do Faial situa-se no extremo ocidental do Grupo Central do arquipélago dos Açores e é separada da ilha do Pico por um braço de mar com cerca de 8,3 km. Este braço de mar é conhecido como o canal do Faial. A ilha está localizada a cerca de 1.500 km a oeste de Lisboa.

 

A ilha do Faial tem como a sua principal e mais habitada cidade a Horta. A ilha é maioritariamente vulcânica e a sua natureza luxuriante: aqui podem ser encontradas 855 tipos de plantas, 57 das quais endémicas. Viajando pela ilha, é possível encontrar uma impressionante diversidade de flora, fauna, estruturas geológicas, cultura e tradições locais.

 

Também é nesta bela ilha que está o Parque Natural do Faial, um local verdadeiramente único com um ambiente distinto. O parque abriga espécies ameaçadas e plantas raras. o Parque Natural do Faial, criado em 2008, é o primeiro e até agora único local EDEN (Destino Europeu de Excelência) em Portugal.

 

VEJA TAMBÉM: QUER AVISTAR BALEIAS? VEJA ESTE TOP 10 NO MUNDO (AÇORES INCLUÍDO, CLARO)

 

Segundo a rede EDEN, a criação do Parque Natural do Faial foi um passo importante para garantir que os tesouros da ilha são geridos de forma responsável e sustentável. O parque inclui 13 áreas protegidas que se estendem por 30 km2 de terra e 189 km2 de mar. Medidas recentes para melhorar o parque e torná-lo mais acessível aos turistas incluem a abertura de novas instituições culturais e melhores pontos de informação. O conselho do parque também reviu programas turísticos específicos e excursões para garantir que atendessem às necessidades e interesses dos visitantes.

 

Este parque oferece diferentes percursos, como o da Levada, onde poderá andar a pé ou de bicicleta e cenários únicos onde poderá vislumbrar aves deslumbrantes, como é o caso do Garajau ou do Cagarro. A antiga casa do caseiro é agora a casa principal do Parque Natural do Faial. Aqui, os visitantes podem aprender sobre o parque, escolher trilhos e aprender sobre a biodiversidade local. Da mesma forma, a antiga estação baleeira (Fabrica da Baleia) foi restaurada e convertida num centro cultural e educacional.

 

VEJA TAMBÉM: PORQUE DEVEMOS SEMPRE PROTEGER OS MARES

 

As áreas ao redor do parque também merecem ser exploradas. Pico, a ilha vizinha oferece uma vista deslumbrante sobre as suas vinhas. O terreno de basalto escuro é um contraste maravilhoso com o cume branco do vulcão coberto de neve de 2.350 metros de altura, revela a rede EDEN.

 

Quem se desloca até ao Faial costuma procurar um tipo de turismo mais associado à natureza, mais sustentável. Se precisa de uma lista de alguns locais a visitar, tenha atenção às sugestões que lhe apresentamos na galeria no início do artigo.

Artigo anterior

Alimentos anti-inflamatórios: ajude o seu corpo a defender-se

Próximo artigo

Chá de hibisco: um auxiliar poderoso na dieta