Factos e benefícios do queijo: da proteína às vitaminas
É seguramente um dos produtos mais apreciados do mundo. Feito à base de leite e produzido com várias formas, texturas e sabores, é muitas vezes associado a uma alimentação menos saudável. Mas não será bem assim. Conheça factos nutricionais e benefícios deste alimento, para que com moderação possa desfrutar desta deliciosa iguaria.
Queijo da ilha, queijo da serra, queijo de Azeitão… estes são apenas três dos inumeros queijos que Portugal oferece e que fazem as delicias de quase todos. Certo que, devido à gordura que pode conter, é recomendada a ingestão de queijo com moderação.
Porém, com conta, peso e medida, traz inumeros beneficios para a saúde, pela forma como é confecionado e oferecido, segundo explicam os nutricionistas da plataforma Authorithy Nutrition.
O queijo é uma excelente fonte de proteína. Uma fatia de queijo cheddar, por exemplo, contém cerca de 6,7g de proteína, a quantidade semelhante a um copo de leite. No que toca a gordura, o grande pecado que lhe é apontado, esta é variável consoante o tipo de queijo. O queijo fresco, por exemplo, é recomendado em dietas.
VEJA TAMBÉM: OS TIPOS DE QUEIJO MAIS SAUDÁVEIS
Pode conter gordura saturada, mas também fornece uma boa quantidade de gordura monoinsaturada. E algumas destas gorduras são consideradas benéficas para a saúde quando consumidas em quantidades razoáveis.
O queijo é também uma fonte concentrada de vitaminas e minerais. Está entre os alimentos mais ricos em cálcio. Contém vitamina B12, sódio, fósforo, selénio, zinco, riboflavina, vitamina A e vitamina k2. Como vê, não é só diabolizar um alimento, pois com moderação também esta saborosa iguaria pode fazer parte de uma aliementação saudável. Explore mais alguns factos sobre este alimento na galeria acima.