Home»FOTOS»Factos e benefícios do queijo: da proteína às vitaminas

Factos e benefícios do queijo: da proteína às vitaminas

É seguramente um dos produtos mais apreciados do mundo. Feito à base de leite e produzido com várias formas, texturas e sabores, é muitas vezes associado a uma alimentação menos saudável. Mas não será bem assim. Conheça factos nutricionais e benefícios deste alimento, para que com moderação possa desfrutar desta deliciosa iguaria.

Pinterest Google+

Queijo da ilha, queijo da serra, queijo de Azeitão… estes são apenas três dos inumeros queijos que Portugal oferece e que fazem as delicias de quase todos. Certo que, devido à gordura que pode conter, é recomendada a ingestão de queijo com moderação. Porém, com conta, peso e medida, traz inumeros beneficios para a saúde, pela forma como é confecionado e oferecido, segundo explicam os nutricionistas da plataforma Authorithy Nutrition.

 

O queijo é uma excelente fonte de proteína. Uma fatia de queijo cheddar, por exemplo, contém cerca de 6,7g de proteína, a quantidade semelhante a um copo de leite. No que toca a gordura, o grande pecado que lhe é apontado, esta é variável consoante o tipo de queijo. O queijo fresco, por exemplo, é recomendado em dietas.

 

VEJA TAMBÉM: SAUDÁVEL OU PREJUDICIAL? OS ALIMENTOS QUE DÃO PARA OS DOIS LADOS

 

Pode conter gordura saturada, mas também fornece uma boa quantidade de gordura monoinsaturada. E algumas destas gorduras são consideradas benéficas para a saúde quando consumidas em quantidades razoáveis.

 

O queijo é também uma fonte concentrada de vitaminas e minerais. Está entre os alimentos mais ricos em cálcio. Contém vitamina B12, sódio, fósforo, selénio, zinco, riboflavina, vitamina A e vitamina k2. Como vê, não é só diabolizar um alimento, pois com moderação também esta saborosa iguaria pode fazer parte de uma aliementação saudável. Explore mais alguns factos sobre este alimento na galeria acima.

Artigo anterior

Microplásticos: OMS quer mais investigação sobre impacto na saúde humana

Próximo artigo

Turismo voluntário: uma forma diferente de viajar pelo mundo