Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Extrato de tomate inibe crescimento de células cancerígenas

Extrato de tomate inibe crescimento de células cancerígenas

Os tomates são consumidos por todo o mundo e são um dos elementos principais da dieta mediterrânica, conhecida como potencial redutora do risco de cancro. Este é mais um estudo que comprova o seu poder.

Pinterest Google+
PUB

O extrato de tomate inteiro de duas plantações diferentes do sul de Itália inibe o crescimento de células de cancro de estômago e as suas características malignas, de acordo com um estudo da ‘Sbarro Health Research Organization’.

 

As experiências realizadas analisaram extratos de lipofílicos de tomate inteiro quanto à sua capacidade de combater várias características neoplásicas de linhas celulares de cancro gástrico. Descobriu-se, então, que extratos das variedades de tomate de San Marzano e Corbarino foram capazes de inibir o crescimento e o comportamento de clonagem de células malignas.

 

Veja também: Sinergia alimentar: pares perfeitos na alimentação

 

O tratamento com extrato de tomate inteiro afetou processos-chave dentro das células que impedem a sua capacidade de migração, interrompendo, assim, o ciclo celular através da modulação de proteínas da família da retinoblastoma e inibidores específicos do ciclo celular. Por fim, induz a morte de células de cancro por apoptose.

 

«Os resultados estimulam a avaliação do uso potencial de nutrientes específicos, não só no cenário de prevenção do cancro, mas também como uma estratégia de suporte, juntamente com terapias convencionais», remata o professor Antonio Giordano, diretor do ‘Sbarro Institute for Molecular Medicine’, EUA. «Espécies distintas podem exercer efeitos diferentes, em diferentes estágios de uma determinada neoplasia».

 

O cancro de estômago está no top 5 dos cancros mais comuns a nível mundial e tem sido associado a causas genéticas, infeção e hábitos alimentares indesejados, como  consumo excessivo de alimentos fumados e salgados.

 

Artigo anterior

Novo medicamento contra a obesidade chega a Portugal

Próximo artigo

Os melhores restaurantes da América Latina à mesa do Eleven