Exposição solar: não faça do sol um inimigo
Os danos na pele ocorrem quando o índice de radiação UV é moderado ou superior. Um dia de temperatura amena pode esconder um índice UV elevado.

Com o verão no seu auge e as férias a decorrer, muitos são os que aproveitam para passar uns dias na praia ou na piscina, usufruindo das temperaturas mais elevadas e do tempo soalheiro.
E se é verdade que a exposição ao sol é agradável nesta altura, também o é que tem benefícios para a saúde, pois pequenas quantidades de radiação ultravioleta são necessárias e benéficas para produção da vitamina D3.
No entanto a exposição excessiva à radiação solar sem proteção é um risco para a saúde: no imediato, pode levar a queimadura solar ou, em casos mais graves, insolação. Além disso, a longo prazo, os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele.
VEJA TAMBÉM: CALOR EM SEGURANÇA? SAIBA COMO SE PROTEGER
Para evitar estes riscos, proteja-se do sol. O bronzeado da pele não representa mais saúde!
Quem apresenta maior risco?
As crianças, as pessoas de pele clara que se queimam facilmente, as que têm muitos sinais e as que têm algum familiar com cancro da pele e os idosos são mais vulneráveis à exposição solar.
Como aproveitar o sol de forma segura?
Convém recordar que estamos sempre expostos à radiação UV (na praia, no campo, durante a prática de desporto ou trabalho ao ar livre). E mesmo à sombra a radiação reflete-se na água, areia e neve. Informe-se sobre a radiação UV, através de fontes oficiais.
Lembre-se que os danos na pele ocorrem quando o índice de radiação UV é moderado (nível 3) ou superior. Um dia de temperatura amena pode esconder um índice UV elevado!
– Frequente locais com sombra. Deve poder resguardar-se e alternar exposição solar com períodos à sombra.
– Evite sobretudo a exposição solar entre as 11:30 e as 16:30 horas. Não deixe de o fazer nos dias nublados! Se estiver na montanha, tenha em conta que a intensidade dos raios solares é maior devido à altura e pode queimar a pele em menos tempo. Horas “seguras” são aquelas em que a nossa sombra é maior do que nós próprios (“regra da sombra”).
– Proteja-se com chapéus de abas largas, que cubram o nariz, as pálpebras e as orelhas. Proteja-se também com roupa leve, de tecidos densos (pouco porosos), que cubram braços e pernas, quando for possível e adequado.
– Utilize óculos de sol que filtrem as radiações UV A e B.
– Aplique protetor solar de largo espectro (filtram os UVA e os UVB), com fator de proteção alto (30 ou 50). Aplique em toda a pele 30 minutos antes da exposição solar. Não se esqueça das pálpebras, do nariz, dos lábios e das orelhas. Se tiver pouco cabelo, aplique também no couro cabeludo. Depois será necessário repetir a aplicação cada 2 horas e sempre que transpire em demasia ou tome banho.
– Lembre-se que os raios solares se refletem na água e na areia, pelo que deve proteger-se também quando está dentro de água ou debaixo de um chapéu de sol!
Disfrute do sol em segurança e tenha umas ótimas férias!