Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Evento mundial marca hoje o início da Década do Oceano

Evento mundial marca hoje o início da Década do Oceano

Líderes globais, cientistas, filantropos, chefes de agências das Nações Unidas e personalidades defensoras do ambiente juntam-se hoje num evento global para dar início à Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável. António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa marcam presença no evento global.

Pinterest Google+
PUB

A UNESCO assinala hoje o início da Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano), com a transmissão de ‘A Brave New Ocean’, um evento online global para aumentar a consciencialização sobre os imensos desafios e oportunidades que o oceano oferece para atingir as metas globais de desenvolvimento sustentável. O evento decorre hoje a partir das 16h13 CET.

 

O evento reunirá líderes globais, cientistas, filantropos, chefes de agências das Nações Unidas e personalidades comprometidas com a ação pelos oceanos. A data ser´+a inaugurada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, pelo diretor-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, pelo Príncipe Albert II do Mónaco, pelo Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, e pela primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg. Todos vão enfatizar o potencial do oceano como fonte de soluções para reconstruir um mundo melhor pós-COVID-19. O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encerrar o evento, informa a UNESCO.

 

A segunda metade do evento vai reunir protagonistas de todas as idades e continentes que trabalham para a Humanidade alcançar o oceano que desejamos. Os membros fundadores da Ocean Decade Alliance – uma rede de parceiros eminentes da Ocean Decade – também afirmarão os seus compromissos para com o oceano para a próxima década.

 

VEJA TAMBÉM: SAIBA O QUE OS OCEANOS REPRESENTAM PARA A VIDA NA TERRA

 

‘A Brave New Ocean’ é o primeiro grande evento da Década do Oceano, que começou a 1 de janeiro de 2021. A Década do Oceano é uma iniciativa global para aprofundar o conhecimento científico sobre o mar e proteger a saúde dos oceanos. O objetivo é apoiar a criação do conhecimento necessário para proteger a biodiversidade e o papel central do oceano na transição para o uso sustentável e justo dos seus recursos à medida que enfrentamos a realidade das mudanças climáticas.

 

Através de uma cooperação internacional mais forte, a Década do Oceano vai impulsionar a pesquisa científica e tecnologias inovadoras para garantir que a ciência responde às necessidades da sociedade, com o objetivo de fornecer melhorias substanciais até 2030, nomeadamente:

 

– Um oceano limpo onde as fontes de poluição são identificadas e removidas

– Um oceano saudável e resiliente onde os ecossistemas marinhos são mapeados e protegidos

– Um oceano previsível onde a sociedade tem a capacidade de compreender as condições oceânicas atuais e futuras

– Um oceano seguro onde as pessoas estão protegidas dos perigos do oceano

– Um oceano aproveitado de forma sustentável garantindo o fornecimento de alimentos

– Um oceano acessível com acesso aberto a dados, informações e tecnologias

– Um oceano inspirador e envolvente que a sociedade entende e valoriza.

 

 

 

Artigo anterior

Bacalhau gratinado com tortilha

Próximo artigo

Sangrar das gengivas pode significar falta de vitamina C